Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE leva assuntos atuais a Congresso de Direito Administrativo

21/10/2022

Conselheiro Cláudio Terrão, segundo na mesa de palestras que debateu concessões (Foto: Thiago Rios Gomes)

Entre os 280 inscritos, diversos funcionários do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) assistiram atentamente às apresentações do XII Congresso Mineiro de Direito Administrativo, na parte da manhã de hoje, 21 de outubro.

Além das cadeiras da plateia, servidores do TCE também palestraram sobre Direito Administrativo na era Digital.

No palco, o superintendente de Controle Externo do TCEMG, Pedro Henrique Azevedo, participou do primeiro debate do dia.

Pedro Henrique falou sobre a informatização dos processos físicos (Foto: Thiago Rios Gomes)O servidor dividiu a apresentação em três momentos: passado, presente e futuro. Sobre os tempos idos, Pedro lembrou do primeiro contato que teve com o TCE, ainda estagiário, há cerca de 15 anos, e encontrou processos físicos e autos feitos a mão. Com o tempo, a instituição percebeu a necessidade de agilizar o serviço e prever os problemas, antes que eles acontecessem.

Segundo Pedro, atualmente o TCE mineiro faz uma série de investimentos relacionados à inteligência artificial, como robôs que fiscalizam editais de licitação e conseguem apontar irregularidades e exercer um controle cada vez mais célere.

Sobre o futuro, é esperado que as análises ganhem ainda mais auxílio de ferramentas eletrônicas, "sem esquecer do papel e da responsabilidade do Tribunal com a sociedade", ressaltou.

O segundo painel da parte da manhã abordou o tema Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações na atualidade. O conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Cláudio Terrão, falou sobre fiscalização e controle em iluminação pública. O conselheiro abordou um ponto de intercessão entre o serviço da forma de cobrança do custeio da iluminação pública e nos impactos que isso possa produzir no modelo de concessão do serviço de energia elétrica.

Terrão contou que o Tribunal de Contas já sugeriu aos municípios que extinguissem os convênios que eram realizados com as distribuidoras de energia elétrica e adotassem a responsabilidade tributária substitutiva, ou seja, uma obrigação da própria companhia em cobrar o serviço de forma gratuita. "Essa medida traz um impacto muito grande no processo de concessão de energia elétrica", finalizou.

Congresso Mineiro de Direito Administrativo

Promovido pelo Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA), o XII Congresso Mineiro de Direito Administrativo acontece nos dias 20 e 21 de outubro, no auditório da OAB/MG, em Belo Horizonte. Na parte da tarde, o conselheiro substituto do TCEMG, Licurgo Mourão, participa do painel que debate Controle da Administração Pública: improbidade administrativa, anticorrupção empresarial, controle interno e Tribunais de Contas. O encerramento é feito pela coordenadora de pós-graduação da Escola de Contas do TCE mineiro, Luciana Sardinha, que também é presidente do IMDA.

Fred La Rocca / Coordenadoria de Jornalismo e Redação