Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE realiza IV Encontro Mineiro de Conselheiros de Educação

10/09/2021

A tão falada Democracia é sempre tema recorrente nos jornais. Mas, além de um regime político, o conceito está diretamente atrelado à cidadania e igualdade, palavras de ordem no IV Encontro Mineiro de Conselheiros de Educação, que aconteceu hoje, 10 de setembro, em formato on-line. Realizado desde 2018, o evento é parte do Programa Na Ponta do Lápis, projeto criado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) constituído de ações integradas de controle, de cooperação com os gestores públicos, de fomento ao controle social para auxiliar a área da educação no Estado.

Para a diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Mourthé, o objetivo do Encontro é contribuir para formação de membros dos conselhos de educação na tentativa de fortalece-los, “consolidando a tão sonhada gestão democrática da educação no nosso Estado”, pontou.

Convidado para traçar um panorama sobre a situação do aprendizado e da permanência escolar na pandemia, O fundador da Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE) Ernesto Martins Faria foi o primeiro palestrante do dia. Economista por formação, Ernesto contou sobre a realização de três pesquisas com o intuito de monitorar e auxiliar as redes de ensino brasileiras.
A primeira pesquisa desenvolvida recebeu o nome de “A educação não pode esperar” e consistiu na aplicação de um questionário para saber como estava a condição do ensino no início da pandemia. As perguntas procuravam saber se as redes de ensino haviam adotado o ensino a distância, se houve capacitação de professores e como estava sendo encarar os desafios encontrados. Ernesto destacou a criatividade com que os profissionais se adaptaram

Em seguida, Ernesto falou sobre o segundo trabalho realizado, uma conversa mais profunda com 20 redes de ensino, para entender a situação das escolas depois do momento de adaptação e a transição para a volta dos aulas presenciais. Por último, o jovem destacou uma pesquisa feita junto aos tribunais de contas sobre a permanência escolar durante pandemia. A pesquisa que ainda está em andamento fez um grande mapeamento com mais de mil redes de ensino. Para isso, foi feito um levantamento nas 5 regiões do Brasil para entender como as escolas estão se sistematizando com a participação dos alunos e qual o percentual de alunos com risco de evasão.

Presente em todos os Encontros realizados até hoje, a subprocuradora-geral do Ministério Público de Contas Cristina Andrade Melo falou sobre a importância do parecer exarado pelos conselhos de acompanhamento e controle social (CACS) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). Entusiasta do tema Educação, Cristina explicou sobre uma pesquisa que tem desenvolvido junto à Escola de Contas para incentivar os conselheiros de educação em enriquecer os pareceres redigidos sobre as prestações de contas da forma com o repasse do Fundeb foi aplicado. A procurada disse que acredita que esses documentos podem ter mais conteúdos e serem utilizados para auxiliar na fiscalização do controle externo.

Após a explanação da procuradora Cristina, a promotora de Justiça Andréa Mismotto Carelli abordou o assunto “Imprescindibilidade da redução de danos no aprendizado pós-pandêmico”. Coordenadora estadual das Promotorias de Justiça da Defesa da Educação do Ministério Público de Minas Gerais, Andréa mostrou estar espantada com a quantidade de municípios que ainda estão com as aulas suspensas, sendo que o Estado já sinaliza uma onda verde, em relação à pandemia. Andréa afirmou que é dever da sociedade e da mídia reivindicar, já que o maior número de estudantes são menores e necessitam de representantes.

Encerrando as apresentações, a coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/MG) Galdina Arrais tratou sobre o Papel dos Conselhos de Educação nos Sistemas Municipais de Educação: autonomia e condições de funcionamento.

O Encontro está disponível na íntegra no canal TV TCE, no YouTube. Basta clicar aqui para assistir.

Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação