Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG debate tramitação de execuções fiscais no Conselho Nacional de Justiça

02/04/2024

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Gilberto Diniz, se reuniu com o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luis Roberto Barroso, nesta segunda-feira (1º). O encontro, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), serviu para tratar da implementação de medidas que aprimorem a tramitação de execuções fiscais pendentes de julgamento no Poder Judiciário, principalmente quanto à Resolução CNJ 547/2024.


A reunião na CNJ contou com a participação de presidentes dos Tribunais de Contas de todo o país, que se uniram para buscar formas de otimizar a recuperação dos valores relacionados à dívida ativa dos Estados e Municípios.
De acordo com a Atricon, com base na ata da reunião realizada nesta segunda-feira, será elaborado um documento que servirá de base para recomendar aos TCE’s a expedição de instruções normativas ou resoluções sugerindo a regulamentação do procedimento a ser adotado pelas Cortes. “A ideia é dar uniformidade de tratamento ao procedimento dos meios alternativos para a execução da dívida ativa”.


Ainda conforme divulgado pela Atricon, entre as diretrizes validadas pelos participantes da reunião estão: o prazo de 90 dias para o protesto de títulos ser realizado pelos municípios a partir da constituição da CDA; o possível envio de guia de pagamento já no ato da notificação, abrindo a possibilidade de pagamento imediato do débito e/ou parcelamento; o saneamento/atualização da base de dados cadastrais imobiliários dos municípios; e que a integração da base de dados das transferências imobiliárias dos cartórios esteja acessível aos órgãos públicos responsáveis, que farão a cobrança amigável ou o protesto da dívida.
 

 
Felipe Jácome/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação (Com informações da Atricon)