Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG ganha ouro em Transparência Pública

13/11/2024

Fotos: Luca Mendes

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Gilberto Diniz, recebeu na tarde desta quarta-feira (13) o certificado com o selo de ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). A entrega ocorreu durante a programação do IX Encontro Técnico dos Tribunais de Contas (IX ENTC), em Foz do Iguaçu (PR).

O PNTP é uma ação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com os Tribunais de Contas de todo o país, com o objetivo de ampliar a transparência das informações do Poder Público, promover a prestação de contas por parte dos órgãos governamentais e incentivar a participação da sociedade civil no acompanhamento e fiscalização da administração pública.

O selo de ouro é entregue aqueles que alcançaram de 85% a 94% de transparência e o TCE mineiro alcançou 93% dos critérios exigidos pelo programa. O PNTP tem um portal chamado Radar, utilizado para exibir todos os dados para a sociedade.





Tribunal de Contas mineiro atinge 76% na nota geral do MMD

Durante o encontro, foram apresentados os resultados de 32 Tribunais de Contas do país no Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), ciclo de 2024. O Tribunal de Contas mineiro alcançou 76% na nota geral.
Os níveis de desempenho adotados no MMD-TC são definidos em função da pontuação de cada indicador e variam numa escala de 0 a 4. A corte de contas mineira recebeu nota máxima em 11 indicadores, conforme tabela divulgada no relatório.

O MMD-TC é um instrumento de avaliação que visa verificar o desempenho dos Tribunais de Contas, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria nas rotinas administrativas, de fiscalização e julgadoras. O projeto também procura dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos órgãos de controle.

 


Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação