Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG marca presença em evento de posse na Assembleia Legislativa

02/02/2021

(Foto:  Luiz Santana | ALMG)

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), representado pelo presidente, conselheiro Mauri Torres, esteve presente ontem, 1º de fevereiro, na solenidade de posse da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para o biênio 2021/2022.

Cumprindo as medidas de segurança, em razão da pandemia do Covid-19, o deputado Agostinho Patrus (PV) foi reempossado como presidente da ALMG e afirmou que iria seguir um plano de desenvolvimento que apoie a retomada gradual das atividades econômicas, a ser implantado de forma justa, dinâmica e distributiva, além de fazer um acompanhamento do processo de vacinação contra o novo vírus no Estado.

Juntos de Patrus, outros seis deputados também foram empossados como integrantes da mesa: Antonio Carlos Arantes (PSDB), 1º-vice-presidente; Doutor Jean Freire (PT), 2º-vice; Alencar da Silveira Jr. (PDT), 3º-vice; Tadeu Martins Leite (MDB), 1º-secretário; Carlos Henrique (Republicanos), 2º-secretário; e Arlen Santiago (PTB), 3º-secretário.

A cerimônia ainda foi marcada por um toque de silêncio, executado pelo soldado Queiroz, do Corpo de Bombeiros Militar, em homenagem às vítimas do novo coronavírus.

Além do conselheiro Mauri, também estiveram presentes ao evento, o governador do Estado, Romeu Zema; o desembargador Gilson Soares Lemes, presidente do Tribunal de Justiça; o procurador-geral Jarbas Soares Jr. do Ministério Público de Minas Gerais; o defensor-público geral Gério Patrocínio Soares; a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra Goulart Almeida; e o ex-presidente da ALMG, Adalclever Lopes, representando o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil.

Trajetória na Assembleia

O Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Edjao), da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), onde aconteceu o evento, já é um velho conhecido do conselheiro Mauri Torres.

Depois de anos na vida política, Mauri ingressou na Assembleia Legislativa do Estado em 1991, para o primeiro mandato como Deputado Estadual. Foi reeleito por seis vezes para ocupar o mesmo cargo até 2010, quando recebeu a nomeação de conselheiro do Tribunal de Contas mineiro.

Durante a carreira legislativa, em 2003, foi eleito presidente da Assembleia, com uma gestão em defesa da transparência, austeridade, participação popular e interiorização das atividades do Legislativo. Instalou a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, a Ouvidoria, o Siafi-Assembleia e o Pregão Eletrônico, além de disponibilizar na internet (www.almg.gov.br) todas as informações mensais sobre a execução orçamentária da ALMG, incluindo remuneração e custeio das atividades dos deputados.

Reeleito em 2004 para o biênio 2005/2006, tornou-se o primeiro presidente da Casa a cumprir dois mandatos seguidos. No mesmo ano, interinamente, exerceu o cargo de governador do Estado de Minas Gerais.

No dia 31 de agosto de 2011, tomou posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.


Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação