Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG realiza semana de capacitação em parceria com Controladoria-Geral do município

21/11/2022

(Foto: Hernando Garcia)
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, por meio da sua Escola de Contas em parceria com a Controladoria-Geral do município de Belo Horizonte iniciou hoje, 21/11, uma semana de capacitação para servidores e gestores do Poder Executivo de Belo Horizonte, no âmbito do Programa Controladoria em Movimento. O Programa tem como meta principal a capacitação continuada de agentes públicos de todos os órgãos e entidades da Prefeitura de Belo Horizonte em temas relevantes e transversais, para melhor desempenho de suas funções e consequentemente melhores entregas aos cidadãos e usuários dos serviços públicos.
 
A Controladora-Geral Adjunta da Prefeitura de Belo Horizonte, Cláudia Costa de Araújo Fusco, fez uma breve fala de abertura dizendo sobre a felicidade em realizar essa semana de capacitação em parceria com o TCE. “Estamos, desde o início do ano, fazendo uma aproximação para que a gente pudesse realizar uma ação específica para o munícipio de Belo Horizonte, trazendo temas que a gente entende que são importantes no dia a dia da gestão”, disse.  Ela ainda comentou sobre a boa aceitação do curso, que teve todas as vagas preenchidas antes mesmo do término das inscrições e enalteceu o trabalho do TCEMG. “Nossa expectativa é alta quando o assunto é Tribunal de Contas de Minas Gerais porque a gente sabe que tem um corpo técnico muito capacitado”, frisou. 
 
A analista de controle externo do TCEMG, Heloísa Helena Nascimento, foi a responsável por ministrar o primeiro curso com o tema sobre Gestão de Riscos no Setor Público. “Risco é algo que a gente convive no dia a dia”, iniciou a servidora, informando que o treinamento funcionaria em um formato de bate papo sobre o tema durante as próximas 3 horas. “Não é nosso objetivo dissecar esse tema na profundidade pelo pouco tempo que iremos passar nessa tarde”, comentou Heloísa. Ela explicou que o primeiro objetivo é fazer um nivelamento de alguns conceitos de gestão de riscos no setor público. O segundo objetivo é entender que existe uma utilidade para essa gestão. “Há muito tempo eu tenho me dedicado à área de gestão pública, e quero mostrar para vocês que gestão de riscos não é mais uma moda”, garantiu ela. O terceiro objetivo é instigar a curiosidade dos participantes para que eles queiram entender mais sobre o tema depois do curso. “ Como não temos tempo suficiente para aprofundar no assunto, eu quero despertar em vocês a curiosidade para sair daqui com a vontade de fazer um curso completo sobre isso”, incentivou a analista. 
 
Nos próximos dias serão realizados mais três cursos: Nova Lei de Licitações (Milena de Brito Alves, assessora do gabinete do conselheiro Cláudio Couto Terrão); Tomada de Contas Especiais (Pedro Henrique Magalhães Azevedo, Superintendente de Controle Externo do TCEMG); e Fiscalização e Gestão de Contratos (Ana Carla Crispim).

Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação