Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas e UFMG promovem I Colóquio Internacional de Controle Externo

05/06/2023

O evento acontecerá no auditório Vivaldi Moreira, no TCEMG, nos dias 12 e 13 de junho

 “Cidadania, Desenvolvimento e Efetividade das Políticas Públicas”. Este é o tema do I Colóquio Internacional de Controle Externo, evento organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e pela Universidade Federal de Minas Gerais, nos dias 12 e 13 de junho, no auditório do TCEMG. A conferência de abertura será feita pelo professor Gonçal Mayos, da Universitat de Barcelona (Espanha), com o tema “O controle das políticas públicas como melhora da confiança cidadã e da justiça social”. Mayos coordena um centro de pesquisas sobre cidadania e direitos humanos na Faculdade de Filosofia da universidade espanhola.

A abertura do colóquio será feita pelo presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz, e pelo diretor da Faculdade de Direito da UFMG, professor Hermes Vilchez Guerrero, a partir das 14h do dia 12/06.

Durante o colóquio, o vice-presidente do TCEMG, conselheiro Durval Ângelo, lançará a obra “Os Tribunais de Contas e a Efetividade dos Direitos Humanos; APACs e auditoria operacional”. Durval será, ainda, um dos painelistas do colóquio, no painel “Os Tribunais de Contas e a Efetividade dos Direitos Humanos”, ao lado do professor José Luiz Horta, da UFMG, e do deputado federal Miguel Ângelo, integrante da comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal. O painel será mediado pelo professor Rodrigo Marzano Miranda.

Os outros temas que serão debatidos nos dois dias de colóquio são “Governança, globalização e desenvolvimento sustentável” e “Efetividade das Políticas Públicas no Brasil”. Entre os painelistas estão a superintendente de Gestão e Finanças do TCEMG, Daniela Mello, o assessor do conselheiro Durval Ângelo, Gustavo Vidigal, e a assessora do MPCMG, Maria Tereza Dias, além de diversos professores de universidades de todo o país.

O I Colóquio Internacional de Controle Externo tem o objetivo de aproximar a academia e a sociedade das discussões realizadas pelo sistema de controle externo nacional e busca estabelecer conexões entre o cenário brasileiro e o internacional, de modo a afirmar o papel pedagógico dos Tribunais de Contas no desenvolvimento e aprimoramento das políticas estatais.

Para ver a programação completa e fazer sua inscrição, CLIQUE AQUI.