Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal participa de Congresso de Direito Administrativo

11/05/2015

A Diretora-Geral do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Raquel Simões, representou o Presidente Sebastião Helvecio na abertura do IX Congresso Mineiro de Direito Administrativo, realizada na manhã desta segunda-feira, 11 de maio, em Belo Horizonte, no Ouro Minas Palace Hotel. A solenidade foi comandada pelo Presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA), Eurico Bitencourt Neto.

Também tiveram assento à mesa de honra o Senador Antonio Augusto Anastasia; o Prefeito da capital, Márcio Lacerda; o Presidente do TRE-MG, Desembargador Geraldo Augusto de Almeida; o Segundo Vice-Presidente do TJMG, Desembargador Kildare Carvalho; o Diretor do Foro da Justiça Federal em Minas Gerais, Juiz Miguel Ângelo Lopes; a Diretora Regional da Esaf, Anna Carla Duarte Chrispim, e representante da Defensoria Pública.

O IMDA é o realizador do congresso, que tem programação até o dia 13 de maio. As conferências de abertura ficaram a cargo do Senador Anastasia, professor de Direito Administrativo da UFMG; e do professor José Manuel Sérvulo Correia, catedrático da Universidade de Lisboa e um dos principais administrativistas da Europa na atualidade. “Foi um começo muito positivo. Enquanto um professor europeu fez um panorama do Direito Administrativo no mundo, o professor Anastasia dissertou sobre os grande problemas brasileiros enfrentados na área”, comentou o Presidente do IMDA, Eurico Neto.

À tarde, o Conselheiro Substituto Licurgo Mourão e a Analista de Controle Externo Daniela Mello, ambos do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG), participam da mesa de debate que vai discutir a atuação das Cortes de Contas em relação à suspensão de editais e prestação de contas. Nos próximos dias, entre os temas discutidos pelos palestrantes estão Possibilidades e Limites da Regulação dos Meios de Comunicação Social, por Luciana Sardinha, Professora da Fundação João Pinheiro; e Direito Privado nos Contratos Administrativos, por Luciano Ferraz, Professor de Direito da UFMG.

Leonardo Ferraz, Assessor do Conselheiro José Viana, faz parte da banca examinadora do concurso de artigos que contempla teses científicas de inscritos que apresentarem trabalhos com Prêmio Desembargador José Fernandes Filho. O público alvo inclui servidores públicos das áreas de controle externo e interno, de procuradoria e assessoria jurídica, de gestão de pessoas, de licitações e contratos, advogados, magistrados, membros do Ministério Público e estudantes de graduação e pós-graduação.