Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

10 anos do Diário Oficial de Contas (DOC), uma ferramenta de sucesso no TCEMG

03/08/2020

10 anos do Diário Oficial de Contas (DOC), uma ferramenta de sucesso no TCEMG
No dia 2 de agosto de 2020, o Diário Oficial de Contas, principal veículo de divulgação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, completou 10 anos de existência no ambiente virtual da internet. Foi criado pela Lei Complementar nº 111, de 13 de janeiro de 2010, que em seu primeiro artigo determinou que ele é o " órgão oficial para publicação e divulgação dos atos processuais e administrativos do Tribunal de Contas do Estado". O parágrafo único desse artigo estabelece que “o Diário Oficial Eletrônico substitui a versão impressa publicada no órgão oficial dos Poderes do Estado e será veiculado, sem custos, no portal do Tribunal de Contas do Estado na internet, no endereço eletrônico www.tce.mg.gov.br”.
 
O DOC foi um grande avanço na efetividade da Corte de Contas. No aspecto financeiro, a redução de gastos ocorreu em dois segmentos: as elevadas despesas da publicação diária de várias páginas do jornal oficial do estado, o “Minas Gerais”; e os custos da remessa de documentos pelos Correios, também bastante elevados.
 
No andamento dos processos, foi inestimável o dinamismo produzido pela publicação eletrônica, via internet, pois a lei complementar garante a validade dos atos a partir do momento em que o DOC é disponibilizado no portal do TCE da internet. A notificação pessoal por correio ou oficial instrutivo era precária e geralmente demorada, além de onerosa em grandes volumes, como era o caso. Até mesmo o retorno de comprovantes para a capital do estado era um fator de retardamento da tramitação, exigindo conferência e validação. O novo e moderno formato reduziu o uso do formato antigo a situações de exceção e as decisões dos conselheiros ganharam em rapidez.
 
O alcance da grande rede mundial, que já era considerado suficiente para o DOC no ano de 2010, seguiu melhorando ao longo da década e, paralelamente, o TC também investiu em outros instrumentos para garantir o amplo acesso dos agentes públicos que são obrigados, por lei, a lhe prestar contas. Programas de informática como o Sicom (Sistema Informatizado de Contas dos Municípios) foram desenvolvidos para encaminhar diretamente aos interessados as decisões publicadas no DOC e garantir o recebimento.
 
Tecnologia da informação
 
Após a promulgação da lei, o TCE baixou a resolução número 10/2010, que criou um período de transição entre 2 de agosto a 3 de novembro de 2010, determinando que “as publicações e divulgações do Tribunal ocorrerão nas versões impressa e eletrônica, prevalecendo os dados da versão impressa e a contagem dos prazos processuais”. Cumprido o prazo, a mesma resolução determinou que ele passa a ser “o órgão oficial para publicação e divulgação dos atos administrativos, processuais e de comunicação em geral”. 
 
Sua primeira versão foi criada pelo programador Alcimar Bonomi, que também buscou subsídios de órgãos públicos e privados que já possuíam ou estavam desenvolvendo sistemas análogos e assemelhados. A única alteração de grande porte do projeto inicial foi criada para a comemoração da milésima edição, em 2014. O novo formato foi realizado pelo programador Rodrigo Alcântara, sob a supervisão de Alcimar Bonomi. No último fim de semana, completou 10 anos de existência, o diário estava na edição nº 2331.
 
A segurança das publicações foi motivo de rigoroso estudo e o tribunal optou pelo uso da assinatura digital como fator de autenticação. Somente servidores autorizados por portaria do presidente do TCEMG e devidamente credenciados junto ao ICP-Brasil podem enviar matéria. Cabe à Coordenadoria de Jornalismo e Redação, setor do tribunal vinculado à Diretoria de Comunicação Social, administrar diariamente as publicações enviadas por outras áreas e montar a edição que fica disponível ao público externo sempre no primeiro minuto do dia previsto. O DOC tem previsão legal de publicação em todos os dias úteis, com possibilidade de edições extraordinárias. A edição do dia pode ser copiada em formato “pdf” e impressa em folha de tamanho A-4.
 
Márcio de Ávila Rodrigues
Coordenadoria de Jornalismo e Redação – Diretoria de Comunicação Social