Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

120 alunos da Rede Estadual participam de palestra sobre o App Na Ponta do Lápis

11/09/2018

Nesta terça-feira (11/09), a equipe do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) visitou a Escola Estadual São Bento, localizada no bairro Prado, em Belo Horizonte, e encerrou o ciclo de visitas às escolas estaduais de Belo Horizonte, iniciado dia 3 de julho deste ano. Durante esse tempo, diretores, professores, funcionários e alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Programa Na Ponta do Lápis, lançado pelo TCEMG em setembro de 2017, e conversar sobre a atuação e importância do Tribunal de Contas no seu Estado.  Ao todo, 19 escolas da “Região Metropolitana B” de Belo Horizonte (classificação da Secretaria Estadual de Educação) foram contempladas com a visita dos representantes da Corte mineira.

Durante a passagem pela Escola São Bento, a diretora Nídia Gonçalves da Cruz relatou algumas dificuldades para a sua administração. A instalação elétrica está antiga, mas a prefeitura, mesmo já estando ciente, segundo a diretora, não soluciona o problema. Falta a poda de árvores que ficam dentro da escola e muitos de seus galhos caem, causando riscos de acidentes; e também uma árvore que compromete a estrutura do muro frontal. Contudo, o que mais preocupa a gestora é a falta de capina em um espaço, ao lado da escola, por onde passa uma linha férrea da Ferrovia Centro Atlântica. Além de aumentar a incidência de animais perigosos, em épocas de seca, vez ou outra, ocorrem queimadas no local, causando grande temor aos funcionários da escola, uma vez que o sistema de gás fica na parte externa da cantina, próxima ao muro que separa o matagal. 
 
Na imagem, o botijão de gás próximo ao muro que separa o matagal (Foto: Luiz Gustavo Ribeiro)Nídia está há 12 anos na direção da E.E. São Bento e administra, com a ajuda de duas vice-diretoras e uma supervisora, 762 alunos, de 6 a 10 anos de idade, que estudam do 1º ao 5º ano. 31 professores compõem a lista de docentes. Recentemente, a diretora, com a ajuda de dois funcionários e dois pais de alunos, se uniram e pintaram toda a parte externa da escola. O material foi doado pelos próprios pais dos alunos. 
 
O assessor da Diretoria Geral do TCEMG, Paulo Vicente Guimarães, e as servidoras Simone Cristina de Oliveira e Sandra Maria Gontijo conversaram com os professores, direção e 120 alunos do 5º ano. Foi explicado o que é o Tribunal de Contas e apresentando o programa e o app Na Ponta do Lápis. A analista de sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação Giselle de Lourdes Silva mostrou à gestora da escola como utilizar a ferramenta.
 
O assessor da Diretoria-Geral do TCEMG, Paulo Vicente Guimarães, e as servidoras Simone Cristina de Oliveira e Sandra Maria Gontijo conversaram com 120 alunos do 5º ano (Foto: Luiz Gustavo Ribeiro)O que vem por aí
 
A caravana do TCEMG já se prepara para uma nova fase do Projeto Conhecer nas Escolas, mas, desta vez, irá visitar algumas das 294 escolas da rede municipal de Belo Horizonte e, futuramente, de outros municípios de Minas Gerais. O objetivo principal destas visitas é apresentar o aplicativo móvel “Na Ponta do Lápis” à comunidade escolar e explicar o que é o Tribunal de Contas aos alunos e ao corpo docente. O programa do TCEMG intitulado “Na Ponta do Lápis” prioriza a fiscalização do dinheiro aplicado na área da educação e foi criado pelo presidente deste biênio 2017/2018, conselheiro Cláudio Terrão.
 
Veja abaixo as escolas de estaduais que receberam o  Tribunal de Contas do Estado (TCEMG):

Escola Estadual Cândida Cabral

Escola Estadual Pedro Dutra

Escola Estadual Bernardo Monteiro

Escola Estadual Professora Benvinda de Carvalho

Escola Estadual Doutor Paulo Diniz Chagas

Escola Estadual Ordem e Progresso

Escola Estadual Melo Vianna

Escola Estadual Professor Francisco Brant

Escola Estadual Cristiano Machado

Escola Estadual Margarida Brochado

Escola Estadual Professor Leon Renaut

Escola Estadual Maurício Murgel

Escola Estadual Ursula de Andrade Melo

Escola Estadual Odilon Behrens

Escola Estadual Padre Eustáquio

Escola Estadual Professor Morais

Escola Estadual Assis das Chagas

Escola Estadual São Bento