Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

250 servidores do estado concluem curso de Gestão Pública pela Escola de Contas

15/06/2018

Servidores do TCE compõem mesa de honra

A alegria e emoção tomaram conta do Auditório Vivaldi Moreira do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) hoje, 15 de junho. A terceira turma da pós-graduação lato sensu Especialização em Gestão Pública e Controle com Foco em Resultados encheu as cadeiras da plateia para a solenidade de encerramento do curso.

A mesa de honra foi composta pela chefe de gabinete da presidência, Rachel Campos Pereira de Carvalho, representando o conselheiro presidente Cláudio Terrão; a diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo; o coordenador da pós-graduação, professor Evandro Martins Guerra; o professor homenageado, Pedro Henrique Magalhães Azevedo; e a secretária acadêmica, Cristina Maria Montenegro de Menezes.

A pós-graduação em Gestão Pública tem o objetivo de promover a educação profissional e continuada dos servidores de órgãos e entidades públicas municipais que estejam sob a jurisdição do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. O curso, semipresencial, teve duração de dois anos. Alexandre emocionou a plateia com o discurso

Após a entrega do diploma simbólico para cada um dos 250 alunos, a chefe de gabinete da presidência, Rachel Carvalho, entregou uma homenagem ao paraninfo da turma, Evandro Guerra; ao professor homenageado, Pedro Henrique; à colaboradora homenageada, Cristina Montenegro; e ao orador da turma, Alexandre de Faria Silva.


O aluno Alexandre, escolhido para falar em nome de todos os estudantes, voltou ao palco para agradecer a cada uma das pessoas que participaram da jornada. “Confesso que não foi simples a tarefa de escrever em algumas poucas palavras o que os últimos dois anos representam. Entretanto, aceitei o desafio com imenso orgulho e felicidade. Creio que o maior sentimento de hoje é ‘gratidão’. Que sejamos capazes de continuar demonstrando isso em ações, palavras e pensamentos ao longo de nossas vidas. A gratidão é o grande segredo para construir e transformar, tanto pelas coisas boas que acontecem quanto pelas coisas que, no fim, tornam-se grandes lições”, disse emocionado novo especialista em Gestão Pública.
Com graça, Evandro pediu aos alunos que multipliquem conhecimento
Ao final do discurso, Alexandre entregou um presente, de toda a turma, para os servidores Evandro, Pedro Henrique e Cristina Montenegro, que foi aplaudida de pé pelo auditório lotado.


A Escola de Contas agracia com o título de Mérito acadêmico os alunos que se destacaram pelas melhores notas do curso. A aluna Sávia Vilela Goulart Queiroz recebeu o grau ouro; Marília Isabel Santos de Assis, grau prata; e o grau bronze foi recebido por Antônio Emílio de Freitas Santos. Somente a homenageada Marília de Assis compareceu para receber o tributo.

O paraninfo da turma, Evandro Martins Guerra, tomou lugar ao púlpito e, com muito carisma, convocou os alunos para que eles sejam como o maior plantador das florestas, o caxixé. “Em alguns lugares chamado de serelepe ou caxinguelê, o esquilo brasileiro constrói a sua casa em troncos de árvores e se alimenta de grãos”, explicou. Continuando a metáfora, o professor contou que o roedor “é um predador de sementes, mas também um dispersor, porque o caxinguelê, rato da palmeira em linguagem africana, busca fazer provisões. Ele pega a semente, as enterra e então nascem árvores. Sigam plantando conhecimento! Sejam predadores e dispersores do conhecimento que adquiriram. Esse é meu pedido”, finalizou Evandro.

Silvia parabenizou alunos e equipeA diretora Silvia fez um agradecimento especial à equipe da Escola de Contas pelo cuidado e dedicação com a pós-graduação e contou que o curso surgiu em 1995 e até 2013 era realizado junto de outra instituição de ensino. Porém, em 2011 o Conselho Estadual da Educação credenciou a Escola Pedro Aleixo como uma Escola do Governo e o TCE decidiu capacitar, também, os jurisdicionados. Em 2018, servidores de 180 municípios diferentes concluíram a pós-graduação em Gestão Pública. “A cada canudo que eu entreguei aqui, eu disse ‘sucesso’, porque eu reconheço que é uma trajetória de êxito, já que não é fácil chegar até aqui. Vocês têm sucesso por estarem aqui e o TCE tem sucesso pela conclusão do curso de vocês. Peço que vocês multipliquem esta vitória na gestão pública para a sociedade”, disse Silvia. 

Cristina recebe homenagem das mãos de RachelA chefe de gabinete, Rachel Campos Pereira de Carvalho, antes de encerrar a sessão, parabenizou os alunos pela formação e a equipe da Escola de Contas pelo esforço empreendido para que o curso se tornasse possível. 

Também prestigiaram os alunos o coordenador de Capacitação da Escola de Contas, Henrique Lima Quites; a coordenadora de Biblioteca e Gestão de Informação, Ana Marta Accorroni Gonçalves Araújo; o analista de Controle Externo, professor Diogo Ribeiro Ferreira; a assessora da presidência, Naila Garcia Mourthé; o assessor da vice-presidência, Marconi Augusto Fernandes de Castro; o chefe de gabinete da presidência, Cristiano Francisco Alkmim França; entre outros servidores e funcionários do TCE mineiro.

Todas as fotos da cerimônia podem ser acessadas pelo Flickr oficial do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Clique na imagem abaixo para acessar:

Solenidade de Encerramento Curso Pós Escola de Contas - Fotos Thiago Rios Gomes

 


Texto: Fred La Rocca

Fotos: Thiago Rios Gomes