Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

A contratação direta na administração pública é discutida em terceiro dia de webinário

22/09/2021

O terceiro dia da série de Webinários Nova Lei de Licitações contou na manhã de hoje, 22/09/2021, com a participação do analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Paulo Henrique Figueiredo. Paulo que já atuou em diversas áreas técnicas do Tribunal e, recentemente, era o diretor-geral do TCEMG falou sobre a Contratação Direta na Administração Pública.

O webinário, mediado pela coordenadora de pós-graduação da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Luciana Sardinha, aborda desde segunda-feira, 20/09, as principais inovações da Lei Nº14.133/2021, a nova Lei das Licitações. Logo em sua fala inicial, o analista de Controle Externo, Paulo Henrique frisou que a nova “lei veio para modificar toda a sistemática no âmbito das contratações públicas”.

“Qual a sua realidade? Você licita mais ou faz mais contratações diretas? No seu município que é pequeno, você utiliza muito do sistema de dispensa pelo valor? E as dispensas por emergência? Como são realizadas? ” Com essa série de perguntas endereçadas aos gestores municipais o palestrante Paulo Henrique abordou o tema proposto sob o olhar do Controle Externo.

O analista discorreu sobre as novas regras e explicou sobre os principais critérios e situações em que são permitidas as dispensas das licitações. Paulo enumerou procedimentos que devem ser adotados no regime de contração direta, como a importância da realização de um estudo técnico preliminar, da análise de riscos, da elaboração do Termo de Referência, do Projeto Básico e do Projeto Executivo, para que os gestores possam fazer esse tipo de contratação com segurança.

Mais uma vez, durante a webinário, um palestrante alertou sobre a importância do planejamento, com a entrada em vigência da nova lei. Paulo destacou normas como, por exemplo, a regra de publicidade em casos de contratações diretas. E, ainda, enfatizou que com a chegada da Lei 14.133 os gestores precisarão de “um planejamento prévio” para que tudo seja realizado nos conformes legais.

O ciclo de Webinários Nova Lei de Licitações será realizado até sexta, 24/09, com palestras que irão abordar os temas, Contratos administrativos, Controle interno e assessoria jurídica: papel nos processos de compras e de execução dos contratos. Os palestrantes também irão responder os principais questionamentos de gestores públicos do Estado.

Acompanhe os webinários ao vivo pelo canal do TCE no Youtube.

Confira a programação completa e faça a sua inscrição para os próximos webinários.


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação