Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Academia Musical da PMMG recebe homenagem pelos 40 anos de 'acordes e fardas'

23/06/2026

Músicos se apresentaram no Auditório Vivaldi Moreira, na sede da Corte de Contas mineira - Foto: Tamires Araújo/TCEMG
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), por meio do núcleo TCE Cultural, homenageou, na tarde dessa segunda-feira (22/6), a trajetória de 40 anos da Academia Musical Orquestra Show (AMOS), pertencente à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O evento reuniu integrantes da corporação e autoridades institucionais. 
 
A programação começou com a exibição de um vídeo sobre a história da banda, seguida pelo momento de homenagens formais. Inicialmente, o chefe do Centro de Atividades Musicais, tenente-coronel Paulo Alexandre Cabral, e o diretor de Comunicação Organizacional da PMMG, Flávio Santiago, receberam uma placa comemorativa em nome da AMOS. Na sequência, foram entregues certificados de reconhecimento aos 16 integrantes que compõem o grupo musical. 
 
Entre as ações desenvolvidas pela AMOS, destacou-se o projeto realizado durante a pandemia. Naquele período, em que todos precisavam se resguardar para cuidar da saúde, a Polícia Militar criou o projeto “PM na Laje”. Por meio da iniciativa, músicos foram até a comunidade da Serra, já que os moradores não podiam sair de casa, e passaram a se apresentar nas lajes, levando esperança em um momento de dor e reforçando a importância de se estar próximos da população. 
 
Eseu pronunciamento, o presidente do TCEMG, conselheiro Durval Ângelo, relembrou que, em 1980, quando atuava em uma escola em Contagem, uma fanfarra foi criada na escola para atendimento às demandas locais. Com isso, os alunos e alunas considerados mais problemáticos foram os primeiros a se voluntariar. De acordo com o presidente, em apenas um ano, a escola se transformou, com maior interesse dos estudantes por disciplinas como matemática e história, promovendo mudanças significativas em suas vidas. 
 
"A música tem um encanto, uma magia. Ela não chega apenas aos ouvidos, mas à alma; sensibiliza, humaniza e nos conduz a um universo de símbolos e valores muitas vezes inexplicáveis", destacou Durval.  
 
Na sequência, o capitão-músico Adriano Martin Lopes ressaltou o papel da AMOS na representação da Polícia Militar e na integração com a sociedade ao longo das quatro décadas de atuação.Segundo ele, ser recebido pela Corte de Contas representa o reconhecimento de que a música, muitas vezes vista apenas como entretenimento, ocupa um lugar legítimo e necessário nas instituições públicas e privadas do Estado, como ferramenta de segurança pública e instrumento de paz. 
 
Por fim, o coronel Flávio Santiago enfatizou que, sempre que a banda se apresenta nas ruas, há grande aproximação com a comunidade. “É papel da Polícia Militar garantir que as pessoas possam exercer suas escolhas com segurança, e a segurança também se faz com música”, concluiu. 
 

Veja, a seguir, galeria de fotos:

Homenagem aos 40 anos da AMOS da PMMG