Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Academia e Tribunal de Contas debatem avaliação de políticas públicas

23/11/2020

Na manhã desta segunda-feira (23/11/2020), o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), o Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Minas e o Instituto de Estudos Fiscais realizaram o webinário intitulado “Controle e avaliação de políticas públicas por tribunais de contas”.

O evento debateu o tema da “academia e controle externo com foco na avaliação de políticas públicas e seu protagonismo no orçamento público”. O objetivo foi entender a função da receita e da despesa em relação às demandas da sociedade. Foram debatidas também as diretrizes das entidades fiscalizadoras para avaliação da relevância e do impacto das políticas públicas, além da contribuição do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais na qualificação da receita dos municípios mineiros. Assista aqui.

Palestrantes

O conselheiro do TCEMG Sebastião Helvecio abriu o evento falando sobre “Controle de políticas públicas a partir de relevância e impacto”. Sebastião ressaltou a importância do desenvolvimento para a sociedade e lembrou que a palavra “desenvolvimento” aparece 53 vezes na Constituição.

Ele também defendeu que as políticas públicas devem ser baseadas em evidências e que sua avaliação deve ser feita preferencialmente por órgão independente. “Queremos que a avaliação melhore a tomada de decisão do gestor. O gestor público não é nosso inimigo”, afirmou o conselheiro.

O conselheiro Sebastião Helvecio também salientou que a “boa governança se faz com liderança, estratégia e controle”.

Em seguida, o diretor-geral do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Marconi Braga, apresentou e falou sobre o “Projeto Receitas Públicas do TCEMG: controle preventivo e avaliação da gestão pública das receitas próprias nos municípios mineiros”.

O diretor-geral enfatizou que o Projeto Receitas do TCEMG tem como objetivo ajudar os municípios (sobretudo os pequenos) a melhorarem suas receitas.

Projeto Receitas: melhorar a arrecadação dos municípios

Marconi afirmou que o Projeto Receitas tem como pontos fortes a transparência, a interação e a capacitação. O diretor-geral informou que atualmente 15 municípios firmaram Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com o TCEMG. O propósito é estabelecer prazo e ações para melhorarem suas gestões.

Marconi também ressaltou que o Projeto Receitas tem atenção especial do atual presidente do TCE de Minas (conselheiro Mauri Torres).

Educação Fiscal: Jogo do Tributo

A educação fiscal também faz parte do Projeto Receitas. O Jogo do Tributo já foi aplicado em diversas instituições de ensino pelo Estado de Minas Gerais. A atividade pedagógica visa ensinar os futuros contribuintes (crianças e adolescentes) sobre como funciona a arrecadação de impostos e o funcionamento dos municípios com base nos tributos, taxas e impostos.

Academia: Direito da Puc Minas

Finalizando a manhã de debates, o coordenador e professor do Programa de pós-graduação em Direito da PUC Minas, Marciano Seabra, fez “observações sobre o controle de políticas públicas por tribunais de contas”.

O professor lançou várias indagações para a análise do público e discorreu sobre desenvolvimento econômico, carga tributária e previdenciária, economia da oferta, dentre outros temas.

Marciano Seabra defendeu a união da Academia com o controle externo e propôs a produção de publicações envolvendo esses temas. Ele informou que atualmente está orientando uma tese sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Mediador

O mediador do evento foi o analista de controle externo do TCEMG Fernando Duca. Ele é economista e ingressou no Tribunal de Contas por meio do último concurso para o cargo de analista de controle externo realizado pelo TCEMG em 2018. Ele apresentou os debatedores, mediou as falas e convidou os participantes a mandarem perguntas pelo chat do evento. 


Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação | Diretoria de Comunicação

Notícia relacionada:

Atuação dos tribunais de contas em relação às políticas públicas será tema de webinário