Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Acordo de cooperação técnica fortalece pesquisa científica do Controle Externo

09/07/2015

O Presidente da Fapemig, Evaldo Ferreira Vilela, fez discurso sobre a plataforma Data Viva ( Foto: Karina Camargos Coutinho)

O Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) firmou acordo de cooperação técnica, no dia 8 de julho, para fortalecer a pesquisa científica do Controle Externo, a partir do uso das informações estratégicas colecionadas pelo seu Centro de Integração da Fiscalização e de Gestão de Informações Estratégicas, o Suricato. Com isso, os técnicos do Tribunal receberão apoio de instituições de fomento científico para produzirem conhecimento especializado, com aplicação dos resultados na atividade de fiscalização.

Outra possibilidade aberta pelo acordo é o acesso do TCEMG à tecnologia da plataforma DataViva, um sistema desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais e pela empresa Growth Ventures, formada por professores do Massachusetts Institute of Technology (MIT). O DataViva é capaz de organizar e relacionar uma grande quantidade de informações, para apresentá-las de forma simples, confiável e atrativa. Essa plataforma vai viabilizar a criação de uma ferramenta de informática por meio da qual os dados armazenados pelo Suricato serão fornecidos de forma mais útil à sociedade.

O documento foi assinado pelo Presidente do TCEMG, Conselheiro Sebastião Helvecio; pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), Miguel Corrêa da Silva Júnior; pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Ferreira Vilela; pelo presidente da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Luiz Eduardo Dias; pelo Coordenador da SECTES Paulo Roberto Gentil Alves; e pelo Coordenador do DataViva, Thiago Bernardo Borges.

Na solenidade de assinatura, o Presidente Sebastião Helvecio destacou o pioneirismo do TCEMG no uso de programas informatizados para embasar o trabalho de fiscalização. “Em viagens recentes tivemos a oportunidade de verificar o reconhecimento de nosso trabalho até em órgãos internacionais como a Intosai (Organização Internacional de Entidades de Fiscalização Superiores) e a Olacefs (Organização Latino Americana e do Caribe das Entidades Fiscalizadoras Superiores)”, informou.

O Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas mineiro, Sebastião Helvecio, assina o termo de cooperação ( Foto: Karina Camargos Coutinho)

O Conselheiro Presidente recordou ainda sua participação na determinação legal de verbas para a área de pesquisa em Minas Gerais. “Em meu primeiro mandato como deputado estadual participei da redação da constituição em vigor, a Constituição Compromisso, e atuamos na aprovação de um percentual mínimo para aplicação em pesquisas. Posteriormente, ao ingressar no Tribunal de Contas, fui Relator das contas do Governador e trabalhei no cumprimento do repasse dessas verbas para a área de pesquisas, como a Fapemig”, contou.

O Presidente da Fapemig, Evaldo Ferreira Vilela, lembrou que a plataforma DataViva teve origem em 2007 e após muito trabalho se transformou num programa “sofisticado, mas simples de visualizar”. O Secretário de Estado Miguel Corrêa também elogiou a iniciativa e parabenizou o Tribunal. “Rendo homenagens ao Tribunal e aos seus conselheiros pelo seu trabalho essencial no exercício do controle externo”, declarou.