Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Agentes municipais do Triângulo Mineiro recebem orientações sobre ano eleitoral

13/04/2012


  “O Tribunal de Contas do Estado deseja que todos os gestores municipais terminem seus mandatos pautados nas boas práticas, sem prejuízo para a população em caso de troca de comando nas prefeituras”. Com estas palavras, o Presidente do TCEMG, Conselheiro Antônio Carlos Andrada definiu o objetivo dos encontros técnicos que estão sendo realizados pelo Órgão em diversas cidades mineiras. O evento, promovido pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, foi realizado na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba, no Triângulo, nos dias 12 e 13.

Levar a agentes públicos que trabalham diretamente com prestação de contas conhecimentos a cerca de regras específicas para o último ano de gestão nos executivos e legislativos municipais é a principal meta dos encontros técnicos deste ano, que têm como tema central “A responsabilidade fiscal da administração pública em ano eleitoral”. Representantes do corpo técnico do TCEMG ministram palestras acerca do tema, dividido em três grandes painéis:  Licitações de obras públicas, Parceiros institucionais, agentes políticos e Sicom e LRF e a interface com a Lei Eleitoral. “Pela experiência que temos no Tribunal de Contas, é no último ano de mandato que aparecem os principais problemas de ordem orçamentária nas prefeituras mineiras e queremos, com estes encontros técnicos, fornecer informações sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal para alertar os gestores sobre os cuidados específicos que eles devem ter no fim de seus mandatos”, declarou Antônio Carlos Andrada.

O prefeito anfitrião também destacou a importância da iniciativa do Tribunal de Contas. “Nós, prefeitos, precisamos muito que nosso corpo técnico esteja atento a estes detalhes”, disse, fazendo um apelo para que os participantes prestassem bastante atenção às palestras. “Espero que todos vocês saiam daqui com mais conhecimento, porque vocês são fundamentais para que nossas administrações tenham êxito”, afirmou Anderson Adauto, Prefeito de Uberaba. Além dele e do Prefeito de Sacramento, Wesley de Melo, também presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande - Amvale, participaram do encontro os prefeitos de Água Comprida, Comendador Gomes, Conquista, Delta, Monte Carmelo e Pedrinópolis.
No painel Licitações de Obras Públicas, os palestrantes foram Milena de Brito Alves, Washington Andries Filho e Sandro Miguez de Souza, todos do corpo técnico do TCEMG. A Coordenadora da Escola de Contas, Marília Souza Alves falou sobre o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), criado recentemente pelo Tribunal. O Consultor da Assembleia Legislativa, Daniel Sottomayor e os técnicos do TCEMG Marconi Braga, Micheli Massi Dorella e Natália Ferreira apresentaram o painel Parceiros institucionais, agentes políticos e Sicom. Já o painel LRF e a interface com a Lei Eleitoral teve como palestrantes Márcio Ferreira Kelles e Carlos Alberto Nunes Borges. O Diretor da Escola de Contas, Gustavo Nassif, o Chefe de Gabinete da Presidência, Lewer Amorim e o Secretário Executivo do Tribunal, Leonardo Ferraz, também participaram do encontro, assim como diretores e coordenadores do TCEMG.

Descentralização


Outro aspecto positivo dos encontros técnicos apontado pelo Presidente é a presença do TCEMG no interior do Estado. “Se fizéssemos esse evento em Belo Horizonte apenas, seria muito onerosa e difícil a participação de representantes das  prefeituras e câmaras municipais. Por isso, optamos por trazer os encontros para o interior”, explicou Antônio Carlos Andrada, lembrando ser uma ótima oportunidade para a troca de experiências. “Além disto, nós, do Tribunal de Contas, também aprendemos bastante estando próximos da realidade de cada região de nosso Estado, pois Minas são muitas e cada região tem as suas peculiaridades”, completou ele.

Além de Uberaba, já receberam o encontro técnico este ano Poços de Caldas e Lavras, ambas no Sul do Estado. Ainda em abril, nos dias 24 e 25, será a vez de Juiz de Fora, na Zona da Mata. Em maio, os encontros acontecem em Montes Claros e Diamantina e, para encerrar a edição deste ano, em junho serão realizados encontros em Governador Valadares e Belo Horizonte.

Coletânea

Durante o encontro, os participantes têm a oportunidade de conhecer a Coletânea de entendimentos do TCEMG: pareceres em consultas. O trabalho, desenvolvido pela Diretoria de Jurisprudência, Assuntos Técnicos e Publicações, permite fácil acesso ao entendimento da Casa organizado por temas, tais como Administração Pública, Licitações, Agentes Políticos, Finanças Públicas etc. A coletânea está sendo distribuída em CDs para os participantes. Nela, estão pareceres emitidos pelo TCEMG entre 2001 e 2011.