Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Alunos de Direito da PUC Minas participam de atividades do Projeto Conhecer

30/05/2019

Projeto Conhecer recebe alunos do 9º período de Direito da PUC Minas

Os alunos do 9º período do curso de Direito da PUC Minas visitaram, nesta quinta-feira (30/05), as dependências do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e participaram das atividades do Projeto Conhecer. Iniciado em 2013, o projeto apresenta os trabalhos, atividades, competências e estrutura da Corte de Contas para estudantes do ensino médio e superior de todo o estado. Cerca de 50 estudantes tiveram palestras sobre as funções e deveres do órgão, no auditório Vivaldi Moreira, além de conhecerem o plenário, o Suricato e a Casa de Contos do TCEMG. Os estudantes estavam acompanhados do professor de Direito Administrativo Bruno de Almeida Oliveira, que também é consultor-geral do TCEMG.

A primeira atividade da manhã foi uma palestra do analista de controle externo Paulo Henrique Figueiredo, que expôs as funções e deveres do TCEMG. “Os tribunais de contas exercem uma função de controle externo das contas públicas fundamental para a sociedade como um todo. Entre suas funções, está a emissão de parecer prévio das contas do governador e de municípios; julgar contas do poder legislativo, julgar a legalidade de atos administrativos, fiscalizar licitações e editais públicos e decidir acerca de denúncias encaminhadas ao tribunal”, disse, ressaltando as sanções que o órgão pode aplicar.

As servidoras Luciana Raso e Carla Tângari palestraram sobre as atividades da Ouvidoria e das Unidades de Conhecimento do TCEMG. “A Ouvidoria encaminha demandas, orienta os cidadãos, fornece informações às unidades técnicas e identifica oportunidades de melhorias nas ações deste tribunal”, ressaltou Raso. Já Carla Tângari destacou que “a Corte de Contas oferece diversas atividades e plataformas para agregar conhecimento aos servidores e à população em geral, entre elas a Biblioteca Conselheiro Aloyzio Alves da Costa”.

Em seguida, os alunos fizeram uma visita guiada ao Suricato, à Casa de Contos e ao Plenário Milton Campos.

Alunos da PUC Minas conhecem as dependências do Suricato

 

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação