Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Alunos universitários conhecem TCE mineiro

22/11/2016

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais abriu as portas mais uma vez para o Projeto Conhecer. Nesta ocasião, os convidados foram os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Caratinga – FIC, na parte da manhã, e os do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – Unileste, também de contábeis, à tarde, que visitaram a instituição na sexta-feira, 18 de novembro de 2016.

No primeiro turno, os estudantes foram recebidos pela servidora Edalgina Braulia de Carvalho Furtado de Mendonça, que exibiu o vídeo institucional e ministrou uma aula no Miniauditório da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, sobre a estrutura, competência e jurisdição do Tribunal de Contas. A segunda turma foi recebida pelo servidor Pedro Henrique Magalhães Azevedo, que acompanhou a turma durante a tarde.

O coordenador do curso de Administração da FIC, Carlos Antônio Leitoguinho Bitencourt, afirmou que a apresentação é um dos principais elementos da visita, já que reforça qual o trabalho exercido pelo TCE. “Viemos com o objetivo de agregar conhecimento aos alunos, o teórico, na sala de aula, e apresentar esse conhecimento prático exercido pelas organizações. A escolha do Tribunal de Contas entra exatamente neste contexto, para mostrá-los a necessidade de se fiscalizar, de controlar, de exercer os mecanismos contábeis como administrativos em prol de uma melhoria, de uma constante evoluição do pensamento e do conhecimento”, declarou Bitencourt.

Em seguida, conheceram o Memorial Eduardo Carone Costa, onde puderam explorar a história do surgimento dos tribunais de contas no Brasil e da Corte mineira. Em momento de descontração, os alunos tiraram fotos. Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Silvia Helena Costa Martins, os jovens estavam contentes com a visita e garantiu que quer voltar com outras turmas. “Já tínhamos vontade de conhecer o TCE, porque acreditamos que o conhecimento não se limita só às quatro paredes de uma sala de aula. Tentamos sempre oferecer aos alunos a oportunidade de fazer visitas técnicas, justamente para trazer para eles um pouco mais de conhecimento, aquilo que eles vivenciam na sala de aula, a parte teórica na prática. Tenho certeza que a visita agregou muito conhecimento. Eu espero poder trazer outros estudantes”, finalizou.

A parada seguinte foi o Plenário Milton Campos, onde acontecem as sessões que decidem os processos. Lá foi o lugar preferido da aluna Elizete Cristina Alves Torres, 25 anos, 6º período de Ciências Contábeis da FIC. “Eu adorei conhecer o Plenário. Antes de visitarmos o local, a professora Edalgina nos explicou o funcionamento e depois nos mostrou como é de perto. Eu achei a visita muito interessante. A gente conhece uma parte do Tribunal de Contas e entende como é o mecanismo de controle do Órgão”, disse.

A visita foi concluída na Biblioteca Conselheiro Aloysio Alves da Costa, que é especializada na área jurídica e contábil, mas abrange um número significativo de publicações em outras áreas do conhecimento.

Maria Laura Pereira Ramos, aluna do 8º período de Ciências Contábeis do Unileste, contou que não conhecia os processos de uma licitação e assegurou que vai ficar atenta quando uma acontecer em Coronel Fabriciano, cidade em que ela mora.

O Projeto Conhecer funciona no Tribunal de Contas desde 2003 e é aberto a estudantes do ensino médio e superior do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de apresentar as atividades de fiscalização exercidas pelo TCEMG.

As instituições de ensino que desejam participar do Projeto Conhecer, basta entrar no site e entrar em contato com a Central de Relacionamento CRTCE.