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Alunos universitários conhecem TCE mineiro

08/11/2023

(Foto Vinícius Dias)

Alunos do curso de Direito da Faculdade Arnaldo participaram hoje, 08 de novembro, do Projeto Conhecer do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Para iniciar, os estudantes, acompanhados pelo professor Lucas Bittencourt e Xavier, assistiram a uma parte da sessão do Tribunal Pleno, presidida pelo conselheiro Gilberto Diniz.

Em seguida, os jovens foram recebidos pela coordenadora de pós-graduação da Escola de Contas, Luciana Raso, que ministrou uma aula sobre a estrutura, competência e jurisdição do TCE mineiro.

Na parada seguinte, os alunos puderam conhecer a Central Suricato, setor do TCE destinado à fiscalização dos jurisdicionados do Estado. O diretor do Centro, Henrique Quites, e o coordenador de Operacionalização de Trilhas Eletrônicas de Fiscalização, Fabio Dias Costa, receberam o grupo e explicaram como funciona o controle feito a distância com o uso de tecnologias.

Na Casa dos Contos e no Memorial Eduardo Carone Costa, os alunos exploraram a História do surgimento dos tribunais de contas no Brasil e da Corte mineira. Em momento de descontração, os alunos tiraram fotos.
Professor de Direito Administrativo, Lucas Bittencourt afirmou que é “extremamente importante a conexão da comunidade externa com o Tribunal, no sentido de conhecer a estrutura e aprender o trabalho que o TCE realiza”. O docente, que já trouxe outras turmas ao Tribunal, contou que os alunos gostam muito de acompanhar as sessões plenárias, mas também destacam o espaço do Suricato como ponto alto da visitação.

O passeio foi concluído na Biblioteca Conselheiro Aloysio Alves da Costa, que é especializada na área jurídica e contábil, mas abrange um número significativo de publicações em outras áreas do conhecimento.

O Projeto Conhecer funciona no Tribunal de Contas desde 2003 e é aberto a estudantes do ensino médio e superior do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de apresentar as atividades de fiscalização exercidas pelo TCEMG.


Fred La Rocca/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação