Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Antônio Carlos Andrada renuncia à Presidência do TCEMG

16/05/2012


O Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro Antônio Carlos Andrada apresentou, na tarde desta quarta-feira, dia 16, a sua renúncia, à Presidência, passando, de imediato, o cargo para a Conselheira Adriene Andrade, Vice-Presidente da Casa até então.

No seu discurso de despedida, Antônio Carlos Andrada apresentou breve relato das principais ações de sua gestão, abordou o papel do Tribunal de Contas como órgão de fortalecimento da cidadania e democracia, fez agradecimentos e justificou sua decisão de deixar a Casa para retornar à vida pública eletiva com as seguintes palavras: Quando jovem, ainda adolescente, numa das inúmeras reuniões políticas promovidas em Barbacena, ouvi de meu avô Deputado Zezinho Bonifácio uma frase que marcou a minha formação. E só hoje, passados tantos anos, pude entender a dimensão daquelas assertivas, que ecoam cada vez mais alto nas minhas lembranças, como um irresistível chamamento a despertar minha vocação pública. Ele, discursando em ambiente de muita vibração política, em certo trecho de sua fala, dirigindo-se aos presentes como que definindo ou justificando seu comportamento, disse: “o homem público tem como morada as praças. E como refúgio as ruas das cidades. Para as praças e ruas. É pra lá que eu vou”.

A Conselheira Adriene Andrade já convocou uma reunião extraordinária para sexta-feira, dia 18, às 10h, quando será eleito o novo Presidente do TCEMG. De acordo com consenso estabelecido entre os conselheiros, o Presidente até fevereiro do próximo ano deverá ser o Conselheiro Wanderley Ávila. A sessão do Pleno desta quarta-feira foi acompanhada por um grande público, que fez questão de se despedir do Presidente Antônio Carlos Andrada.

O Conselheiro Wanderley Ávila e a Conselheira Adriene Andrade enalteceram, em seus pronunciamentos, as ações executadas na gestão de Antônio Carlos Andrada, que ficou à frente da Presidência do TCEMG de 2011 até agora. Ambos entendem que foi um período de muitos avanços para a Casa.

Clique nos links abaixo para ler na íntegra os discursos dos Conselheiros:

Antônio Carlos Andrada

Wanderley Ávila

Adriene Andrade