Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Aplicação correta da CFEM é tema de palestra do TCEMG em Encontro Nacional dos Municípios Mineradores

27/08/2019

Analista Paulo Henrique Figueiredo em palestra no III Encontro Nacional dos Municípios Mineradores - foto: Thiago Rios Gomes

Os analistas de controle externo do TCEMG, Gustavo Vidigal e Paulo Henrique Figueiredo, e o diretor jurídico do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará, Raphael Oliveira, participaram da palestra “Aplicação correta da CFEM nas diversas visões”, realizada no III Encontro Nacional dos Municípios Mineradores, nesta terça-feira (27/08), no auditório do TCEMG. O encontro foi organizado pela Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil – Amig, na segunda e terça-feira (26 e 27/8). A CFEM - Compensação Financeira pela Exploração Mineral - é a contrapartida financeira paga pelas empresas mineradoras à União, estados e municípios pela utilização econômica dos recursos minerais em seus respectivos territórios.

Gustavo Vidigal ressaltou a importância da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) para os municípios, reforçando que ela deve ser corretamente empregada. “Não há uma interpretação restritiva do TCEMG acerca da utilização da CFEM. Sabemos que tais recursos são importantes para os municípios, principalmente no cenário de crise econômica. Por isso, reforçamos que os gestores devem seguir os preceitos da legislação em sua aplicabilidade, tais como na diversificação de sua economia, garantia de manutenção de seu desenvolvimento socioeconômico e proteção do meio ambiente”.

Paulo Henrique Figueiredo citou exemplos de processos já analisados pelo Tribunal em que a utilização dos recursos da CFEM foi considerada regular e irregular, ressaltando que a Corte de Contas mineira já realizou auditorias operacionais e de conformidade no setor. “As análises dos processos de auditoria ainda estão tramitando no Tribunal. É importante que a finalidade da despesa esteja em acordo com a finalidade de criação da CFEM”.

Raphael Oliveira, diretor jurídico do TCM/PA, destacou a importância do debate acerca do uso da CFEM envolvendo tribunais de contas e gestores municipais. “Oportunidade importante para que TCs e municípios troquem informações, visando a busca de boas práticas, com o objetivo final de uma gestão pública cada vez mais benéfica à sociedade”. 

Analista Gustavo Vidigal em palestra no III Encontro Nacional dos Municípios Mineradores – foto: Thiago Rios Gomes

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação