Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

App Lupa de Minas é apresentado em conferência internacional

13/03/2020

O app foi apresentado pelo chefe de gabinete da Presidência do TCEMG (Foto:Divulgação)

O aplicativo Lupa de Minas, que possibilita o acompanhamento das contas públicas dos 853 municípios mineiros pela sociedade, foi apresentado ontem, 13/03/2020, pelo chefe de gabinete da Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Carlos Alberto Pavan, na Décima Conferência Ibero-Americana de Complexidade, Ciência da Computação e Cibernética (CICIC 2020). O aplicativo foi selecionado pelo comitê organizador da conferência após a indicação pelo vice-presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Sebastião Helvecio.

Além de membros da comunidade acadêmica estiveram presentes à apresentação e também palestraram o vice-presidente do IRB, conselheiro Sebastião Helvecio, o corregedor do Tribunal de Contas da Bahia, conselheiro Inaldo Araújo, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Tocantins (TCE-TO), conselheiro Severiano José Costandrade, e a diretora de Controle Externo do TCE-TO, Dênia Maria Luz.

Há dez anos a CICIC reúne acadêmicos, profissionais, pesquisadores e especialistas nas áreas de ciência, tecnologia, cibernética, informática e complexidade, para apresentarem os resultados de suas pesquisas e experiências no setor. O objetivo é promover uma interação e comunicação entre diversas áreas do pensamento para trazer benefícios diretos para a sociedade.

Lupa de Minas

Lançado no final do ano passado, o Lupa de Minas é um aplicativo, gratuito e disponível para Android e IOS, que tem como proposta ser um “incentivo à cidadania e uma nova ferramenta de transparência para o controle social”. O app permite acompanhar a administração dos municípios do Estado de Minas Gerais com informações que foram declaradas pelos próprios gestores, por meio dos sistemas informatizados do TCEMG.

No Lupa de Minas, o cidadão tem acesso às receitas e despesas na área da educação, saúde e obras. Além disso, ele pode visualizar em um painel a receita arrecadada e a despesa realizada, além da previsão de arrecadação e de despesa. É possível também fazer um comparativo anual da receita x despesa nos últimos anos, bem como comparar a realidade financeira do seu município com cidades vizinhas ou de mesmo porte em diferentes regiões do Estado. Pelo app, os mineiros têm acesso, ainda, aos processos que tramitam no TCEMG referente ao município consultado, e também aos convênios e aquisições feitas pelas gestões municipais.





O conselheiro Sebastião Helvecio e o chefe de gabinete da Presidência (Foto: Divulgação)