Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

App do TCEMG impressiona direção de escola no Alto Paranaíba

12/11/2018

Alunos do 8º ano da EE Padre Almir Neves de Medeiros

A apresentação da ferramenta web do aplicativo Na Ponta do Lápis, destinada aos gestores públicos e ao cidadão em geral, despertou o interesse dos diretores da Escola Estadual Padre Almir Neves de Medeiros, em Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba. A exposição do recurso de Tecnologia da Informação (TI) fez parte da visita do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG), no dia 9 de novembro, por meio do Projeto Conhecer. O sistema pode ser acessado pelo site do Tribunal e permite a visualização de estatísticas sobre os relatos e questionários enviados pelos usuários do app para celulares de mesmo nome, bem como do andamento das respostas.

a analista de sistemas do TCEMG apresenta o programa Na Ponta do Lápis para a direção da escola
Após uma reunião liderada pela analista de Sistemas, da diretoria de TI, Giselle de Lourdes Silva, a diretora escolar Valéria Gonçalves comemorou a possibilidade de os próprios alunos ajudarem a comunidade. “Eles vão entrar no aplicativo e mostrarem aquilo que a escola está precisando”, disse. Na mesma linha, o vice-diretor Diogo Alves Amaro declarou que as avaliações recebidas via app são bem-vindas. “Se a comunidade está insatisfeita, temos um canal para ela se manifestar. Vamos buscar a solução junto com o TCE, e isso é bom para que vocês conheçam a nossa realidade”, constatou.
Alunos
O Projeto Conhecer também promove o contato direto entre os alunos e servidores do TCEMG, para esclarecer sobre o funcionamento do órgão e incentivar o controle social dos serviços públicos. Desta vez, 82 alunos da Escola Estadual Padre Almir Neves de Medeiros, matriculados do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, acompanharam palestras ministradas pela assessora da Presidência do Tribunal Naila Mourthé, pelo assessor da Diretoria-Geral Paulo Vicente Guimarães e pela coordenadora de Fiscalização de Editais de Licitação, Érica Apgaua.
A professora de Geografia Joana d’Arc da Silva Freitas, cujos alunos participaram da palestra e do debate a partir da animação Fábula da Corrupção, falou sobre o valor da visita do TCEMG, “Considero esse trabalho de extrema importância, porque, a partir de uma historinha, ensina os alunos a serem éticos na sala de aula, em casa, ou em qualquer local”, avaliou. Outra professora que acompanhou a atividade foi Luciana Aparecida Alves, que leciona Matemática. “O projeto tem muito valor, porque alguns alunos nem sabiam que existia o TCE”, comentou. Veja as fotos da escola clicando aqui.

Naila apresenta o Na Ponta do Lápis para a equipe da cozinha da escola

João Cerqueira