Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Área técnica apresenta relatório de auditoria no convênio entre Estado e Apacs

09/06/2022

Foto: Hernando Garcia

A Diretoria de Controle Externo do Estado apresentou ao gabinete do conselheiro Durval Ângelo, na quarta-feira (08/06), a proposta de relatório técnico da auditoria que o TCEMG está fazendo no convênio entre Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e as Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs). A Auditoria nº 1119965 está em andamento, e o relatório será enviado para as partes poderem fazer suas considerações.

De acordo com o analista de Controle Externo José Kaerio Lopes, que fez a explanação do relatório ao conselheiro Durval Ângelo, que é o relator do processo, foram apontadas diversas recomendações e determinações para a Sejusp visando melhorar o monitoramento, fiscalização e avaliação dos convênios.
 
Entre as principais melhorias para o setor estão a avaliação qualitativa da política pública aplicada pelas Apacs, em detrimento de uma mera análise financeira formal dos convênios, com definição de planos de ações e gerenciamento de risco. Além disso, a área técnica do TCEMG indicou ajustes nos modelos de documentos, criação de sistemas eletrônicos, melhoras nos índices de ocupação das Apacs, celeridade nos processos e capacitação técnica dos servidores.
 
Durval Ângelo elogiou o trabalho dos técnicos do Tribunal e fez uma série de considerações e apontamos durante a reunião. Ele destacou que os achados e as propostas do TCEMG podem virar referência para a atuação do controle externo nesse setor, com a possibilidade de, após analisado e aprovado pelos conselheiros em sessão de julgamento, se transformar numa publicação oficial ou mesmo num livro. 
 
O relatório, após as considerações das partes envolvidas, volta para a área técnica do Tribunal de Contas, que redige a versão final e encaminha para o gabinete do conselheiro relator. Após as considerações, o conselheiro envia o processo para ser analisado e votado pelos seus pares de TCEMG.
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação