Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Assinatura de convênio entre o TCE e Dom Helder abre Seminário de Controle Externo

09/11/2022

Assinatura do termo de cooperação técnica aproxima o TCE da instituição de ensino - Foto: Felipe Jácome
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) assinou um termo de cooperação técnica com a Escola Superior Dom Helder Câmara, na manhã desta quarta-feira (9), durante a abertura do I Seminário Controle Externo das Contas do Estado de Minas Gerais. No ato, o conselheiro Durval Ângelo representou o presidente do TCEMG, Mauri Torres e, ao lado do reitor da faculdade, Paulo Umberto Stumpf, firmou o acordo que tem o objetivo de promover seminários e debates acadêmicos, com temas ligados ao direito e as atribuições dos tribunais de contas. 

Convidado para também ministrar a palestra “Democracia e os Tribunais de Contas”, o conselheiro Durval Ângelo chamou a atenção para a necessidade de aproximação dos tribunais com as universidades. Fundamentando a sua participação nos artigos 70 e 75 da Constituição Federal, que versam sobre a fiscalização contábil, financeira e orçamentária, Durval Ângelo destacou a importância dos tribunais de contas como um garantidor da democracia. 

“Não tem democracia sem controle, não temos democracia sem instituições fortes, sem aquele que foi eleito sendo fiscalizado, porque, o Tribunal de Contas, antes de tudo, representa o povo e faz em nome do povo as ações que são necessárias para combater a corrupção, para contribuir com a fiscalização de políticas públicas, como a educação, a saúde e a assistência social”, definiu o conselheiro. 

O reitor da Dom Helder, Paulo Stumpf enalteceu o papel do Tribunal de Contas e agradeceu a parceria firmada, o que segundo ele, será revertida em mais conhecimento e capacitação técnica aos alunos da instituição, que lotaram o auditório da faculdade durante a assinatura do termo e também no 1º painel de debate do dia. 
 
 
Servidores do TCE falam sobre “Papel Constitucional dos Tribunais de Contas”

Representando o TCEMG, o assessor do conselheiro Durval Ângelo, Gustavo Vidigal e a analista administrativo Taciana Nogueira, que também são mestres em Direito, destacaram a importância dos tribunais de contas sob o ponto de vista constitucional. Eles participaram do Painel 1, mediado pela professora Valdênia de Carvalho, com o tema “Papel Constitucional dos Tribunais de Contas”. 
Coube a Taciana Nogueira as explicações técnicas sobre o tema. Com base nos artigos da Constituição Federal, ela destacou a missão dos tribunais ao julgar as contas públicas e com isso, contribuir para o fortalecimento da democracia. Segundo ela, o Poder Legislativo, no exercício de sua função fiscalizadora, conta com o auxílio dos tribunais de contas. “É importante destacar que no sistema republicano o povo, titular da soberania, tem o direito de saber como os seus mandatários gerem a riqueza do país”, destacou.

Gustavo Vidigal, por sua vez, explicou a importância das políticas públicas na efetivação dos direitos constitucionais, sociais, econômicos e humanos e o papel dos tribunais de contas na efetivação destes direitos. “Sem o papel técnico, operacional e de controle, as políticas públicas ficam mitigadas. Temos hoje no Brasil um problema de monitoramento de políticas públicas e o tribunal tem papel fundamental neste sentido, que é verificar se estas politicas estão sendo devidamente implementadas”, disse o assessor. 
 
Confira as fotos do evento acessando o Flickr do TCEMG: 
 
 

I Seminário Controle Externo das Contas do Estado de MG - Dom Helder


Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação