Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Associação cultural terá que devolver R$ 37 mil aos cofres da PBH

16/04/2019

foto marcada no Google para reutilização (https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/21631378612/)

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) determinou, na sessão de hoje (16/04/2019), a devolução de R$ 37 mil aos cofres da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) pela Associação dos Amigos do Centro de Referência Audiovisual (Crav). A falta da prestação de contas do Projeto Cultural nº 236/IF/2005 e do Termo de Compromisso nº 82/2006, assinados entre a Comissão Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o Crav e a Cinemark Brasil S/A foi o que motivou o julgamento da Tomada de Contas Especial (processo nº 969.671), de relatoria do conselheiro substituto Adonias Monteiro.

O projeto previa o incentivo fiscal, através da transferência do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) devido à PBH pela Cinemark Brasil S/A, para a Associação de Amigos do Crav, em doze parcelas, entre os anos de 2006 e 2007. O relator esclareceu, em seu voto, que “a inexecução do objeto do referido termo de compromisso gerou efetivo prejuízo ao erário municipal, que indiretamente financia estes projetos culturais”.

O conselheiro Adonias Monteiro ainda recomendou ao atual gestor da Fundação Municipal de Cultura (FMC) “que aprimore os controles existentes na administração, bem como fortaleça o setor de controle interno, com vistas à fiscalização concomitante da execução dos convênios e exigência a tempo e modo da necessária prestação de contas”.

Alda Clara