Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

AudTCE-MG celebra dois anos com transição de liderança e palestra sobre 'erro grosseiro' na LINDB

08/10/2025

A presidente Aiko Ikemura e seu sucesso Anderson Sampaio (Foto Daniele Fernandes)

Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (AudTCE-MG) comemorou no dia, 07/10/2025, dois anos de fundação com um encontro que reuniu servidores e servidoras, associados e associadas e representantes de entidades do Controle Externo.

O evento, realizado no Auditório Vivaldi Moreira do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, marcou a transição de liderança da associação e promoveu um debate sobre a aplicação do artigo 28 da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), tema da palestra do auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Caio Barros.

presidente da AudTCE-MG, Maria Aparecida Aiko Ikemura, em um discurso emocionado, anunciou sua saída da presidência e fez um balanço dos avanços da associação desde sua fundação, em 9 de outubro de 2023.

Aiko, como é carinhosamente chamada, lembrou a trajetória de consolidação institucional da AudTCE-MG — da criação do regulamento eleitoral e implantação de sistemas informatizados de gestão à afiliação à Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC).

Ela destacou, ainda, o simbolismo do projeto de lei que reconhece a nomenclatura de Auditor de Controle Externo, aguardando apenas sanção governamental. “A AudTCE-MG está firmemente plantada e seguirá crescendo com estabilidade e segurança”, afirmou, ao agradecer a diretoria, ao Conselho Fiscal, a Comissão Eleitoral e aos associados pelo apoio recebido ao longo da sua gestão.

Com a transição prevista para 15 de janeiro, o auditor Anderson Sampaio assumirá a presidência. Anderson ressaltou que o fortalecimento da associação depende da participação ativa dos auditores e das auditoras, convidando colegas a colaborar com projetos e iniciativas. “É preciso o envolvimento de todos para que o projeto continue sendo vencedor”, lembrou o Anderson.

A palestra de Caio Barros, intitulada “Identificação do erro grosseiro à luz do art. 28 da LINDB”, apresentou uma análise sobre a responsabilização de agentes públicos e os procedimentos que devem ser adotados para que tudo ocorra conforme os critérios exigidos. O auditor, que também é diretor adjunto da ANTC, explicou que a distinção entre erro grosseiro e um erro que não poderia ter sido evitado (erro escusável ) deve levar em conta todo o contexto da situação, as condições em que o gestor possuía para trabalhar e o cuidado usado para tomar as decisões.

O encontro reforçou a relevância da capacitação contínua dos auditores e auditoras e o papel da AudTCE-MG como espaço de debate técnico e valorização da carreira, reafirmando seu compromisso com um Tribunal de Contas comprometido com o devido processo legal.

O auditor de Controle Externo Caio Barros (Foto: Daniele Fernandes)