Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Auditor Licurgo Mourão debate LRF nas comemorações dos 20 anos da lei orgânica de Governador Valadares

03/12/2010

A convite da Presidente da Câmara de Vereadores de Governador Valadares, a vereadora Dilene Dileu, o Auditor do TCEMG Licurgo Mourão participou das comemorações dos 20 anos da Lei Orgânica Municipal, onde ministrou palestra intitulada "Dez Anos da Lei de Responsabilidade Fiscal". O evento aconteceu nesta quarta feira dia 01/12/10, no plenário da Câmara Municipal da cidade.

Palestrando para um público de cerca de duzentas pessoas, o Auditor Licurgo Mourão, em sua palestra, expôs os principais aspectos relativos à implementação da gestão fiscal responsável, nos termos preconizados pela Lei Complementar 101/00. Destacou ainda os avanços alcançados e os percalços verificados notadamente na administração pública municipal, abordando ainda sobre os assuntos mais polêmicos, entre eles a limitação de empenho, prevista no art. 9º; os gastos com pessoal, regulados no artigo 18 e seguintes; e a geração de despesas no final de mandato, regulada pelo artigo 42.

Entre as várias personalidades presentes, estavam inúmeras autoridades da cidade e da região, destacando-se deputados estaduais, vereadores, juízes, defensores públicos, reitores, servidores públicos, técnicos especializados, assessores parlamentares e estudantes e demais pessoas interessadas em aprimorar seus conhecimentos nesta área. A palestra do Auditor Licurgo Mourão encerrou as atividades de comemoração pelos 20 anos da promulgação de Lei Orgânica Municipal, que se estendeu desde o último dia 29/11/10, oportunidade em que também discorreu sobre os avanços alcançados na gestão do Conselheiro Wanderley Ávila, notadamente quanto aos aspectos da reestruturação interna, tecnologia de informação, capacitação e treinamento de jurisdicionados e celeridade processual alcançados por meio da implementação da metodologia exitosa da "Matriz de Risco, Seletividade e Materialidade", nos termos do projeto de otimização das ações referentes à análise e processamento das prestações de contas anuais, estabelecido por meio da Resolução TCMG nº 04/2009.

Esclareceu que com base nas frequências de irregularidades em contas municipais, foi possível determinar em que áreas os esforços de fiscalização deveriam ser realizados, evitando-se a dispersão de recursos materiais e humanos, com severos reflexos na efetividade da atuação de controle. De tão exitosa a metodologia empregada, em 2009, pela primeira vez em sua história, a OLACEFS (Organización Latino americana y del Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores) agraciou uma Corte de Contas estadual brasileira com o primeiro lugar no "XII Concurso Anual de Investigação Omar Lynch", pelo trabalho técnico-científico "Matriz de Risco, Seletividade e Materialidade: Paradigmas Qualitativos para a Efetividade das Entidades de Fiscalização Superiores", reconhecendo a relevante contribuição para o fortalecimento, em todo o mundo, do controle governamental. O trabalho, de autoria do auditor Licurgo Mourão e do inspetor do TCE-MG Gélzio Viana, encontra-se disponível no site http://www.olacefs.net/uploaded/content/article/ 2041615571.pdf.