Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Auditoria Operacional avalia as áreas de Educação, Saúde e Meio Ambiente

10/04/2014

Equipe da Coordenadoria de Auditoria OperacionalA Coordenadoria de Auditoria Operacional – CAOP pretende concluir os trabalhos da auditoria operacional no tema mineração, neste ano de 2014, quando deverá abordar, ainda, o desempenho das políticas públicas municipais na mitigação dos impactos negativos da mineração, em especial os ambientais, e a concentração das atividades econômicas.

Além disso, em cumprimento à Declaração de Vitória, assinada em 06/12/2013 durante o XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, está prevista a realização de uma nova auditoria operacional coordenada, de âmbito nacional, desta vez, no tema saúde.

Segundo a Coordenadora da CAOP, Jaqueline Lara Somavilla “como resultado do esforço da Casa e da política da atual gestão de reduzir o estoque processual do Tribunal, 60% dos processos de auditoria operacional, que estavam pendentes de julgamento, foram apreciados pelo Tribunal Pleno em 2013”.

Auditoria Operacional

O atual modelo de gestão estatal voltado para a ampliação da capacidade de governar, o fortalecimento da legitimidade política e a efetividade na provisão de bens e serviços para a sociedade, implantado em Minas Gerais, sobretudo após o “Choque de Gestão”, inaugura o chamado estado para resultados.

A Auditoria Operacional foi considerada uma das ações prioritárias do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros - Promoex, principalmente por contemplar a avaliação dos aspectos de economicidade, eficiência, eficácia e efetividade da Administração Pública.

Por meio do Promoex, o TCEMG realizou quatro auditorias nos temas educação (Programa de Desenvolvimento Profissional do Educador – PDP), saúde (Programa Saúde da Família - PSF), saneamento básico (Programa Saneamento Básico: mais saúde para todos) e meio ambiente com foco nas Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado. Paralelamente, por iniciativa própria, foram realizadas mais três auditorias operacionais nos Programas Travessia, Farmácia de Minas e na Copasa - Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A (COPANOR).

Meio ambiente e Educação

Em 2013, a Coordenadoria de Auditoria Operacional, subordinada à Diretoria de Matérias Especiais, iniciou uma auditoria operacional no Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), a fim de avaliar o desempenho de suas atividades relativas ao setor de mineração, com ênfase na extração de minério de ferro.

Além de realizar as auditorias no tema mineração, o TCEMG está participando de uma auditoria operacional de caráter nacional no Ensino Médio, com foco na avaliação da gestão e da infraestrutura escolar desta etapa do ensino. Este trabalho decorreu da assinatura, pelo TCEMG, de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre diversos Tribunais de Contas brasileiros, sob a coordenação do Tribunal de Contas da União - TCU, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil - Atricon e do Instituto Rui Barbosa - IRB.