Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Autoridades prestigiam posse do Presidente Wanderley Ávila

12/02/2009

   A mesa de honra na Solenidade de Posse do Presidente Wanderley Ávila
  O Conselheiro Wanderley Ávila assumiu a Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, no dia 12 de fevereiro, em Sessão Solene que contou com presença de inúmeras autoridades. O Governador Aécio Neves, que prestigiou a cerimônia, enfatizou em seu discurso a importância da Corte de Contas mineira no controle dos recursos públicos e destacou a irretocável vida pública do Presidente Wanderley Ávila. Tomaram posse ainda o Vice-Presidente, Conselheiro Antônio Carlos Andrada, e a Corregedora, Conselheira Adriene Andrade, que também receberam homenagens do Governador.

Veja a íntegra dos discursos da Solenidade de Posse

   Compuseram a mesa de honra, além do Governador Aécio Neves; o Conselheiro Elmo Braz Soares que transmitiu a presidência do TCE para o Conselheiro Wanderley Ávila; o Vice-Governador Antônio Augusto Junho Anastasia; o Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Alberto Pinto Coelho; o Presidente do TJMG, Desembargador Sérgio Resende; o Procurador-Geral de Justiça, Alceu José Torres Marques, o Senador Eduardo Azeredo; o Deputado Federal Rafael Guerra; o Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, o Representante da Câmara Municipal de BH, Vereador Silvinho Resende e o Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, Conselheiro Victor Faccioni.
  Prestigiaram ainda a solenidade, o representante do Comandante da Quarta Região Militar de Exército, Coronel Marco Aurélio Boaventura, o Presidente do TRE-MG, Desembargador José Tarcísio de Almeida Melo;  o Defensor Público Geral do Estado, Belmar Azze Ramos; a Auditora-Geral do Estado, Maria Celeste Morais Guimarães; o Advogado-Geral do Estado, José Bonifácio Borges de Andrada; desembargadores; secretários estaduais e municipais, deputados estaduais e federais, autoridades da Polícias Civil e Militar, presidentes de autarquias e fundações estaduais e municipais, prefeitos, presidentes de câmaras e vereadores de diversos municípios mineiros.   
  O Conselheiro Wanderley Ávila foi eleito em Sessão Plenária, de 17 de dezembro de 2008, juntamente com o Vice-Presidente, Conselheiro Antônio Carlos Andrada e a Conselheira Corregedora, Adriene Andrade. A nova composição terá mandato de um ano, prorrogável por mais 12 meses.
  Wanderley Ávila substitui o Conselheiro Elmo Braz Soares que presidiu o TCE no biênio 2007/2008. Bacharel em Direito pela UNIMONTES e em Letras pela PUC-MG, Ávila iniciou a carreira no magistério e a vida pública como prefeito de Pirapora de 1983 a 1988. Destacou-se como Deputado Estadual por quatro legislaturas na Assembléia mineira de 1991 a 2004, quando assumiu o cargo de Conselheiro do TCE, no dia 30 de setembro.
  O novo Vice-Presidente Conselheiro Antônio Andrada tomou posse no TCE em 16 de fevereiro de 2006. Foi Vereador (1989/1992) de Barbacena e Prefeito eleito (1993/1996) mais jovem da história da cidade. Assessor Especial do Governador do Estado (1997/1998) e Deputado Estadual por duas legislaturas (1999/2002 - 2003/2006).
  A nova Corregedora Adriene Andrade tomou posse no Tribunal de Contas em 10 de novembro de 2006 e se destacou como a primeira mulher a se tornar Conselheira na Corte Mineira. Adriene foi também a primeira prefeita eleita do município de Três Pontas para o mandato de 2001 a 2004. Foi também a primeira mulher a presidir a Associação Mineira de Municípios – AMM, a qual dirigiu por dois mandatos.

   Currículos

Conselheiro Wanderley Ávila
  
  Wanderley Geraldo de Ávila nasceu na cidade mineira de Joaquim Felício no dia 19 de outubro de 1949. É filho de Álvaro Gabriel de Ávila Jr. e Maria Francisca da Conceição Ávila.

Cursou o ensino fundamental nas cidades de Várzea da Palma e Diamantina, e o ensino médio em Belo Horizonte. Em 1972 concluiu o curso de Letras pela Faculdade de Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica – PUC-MG, de Belo Horizonte. Em 1981 tornou-se bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Norte de Minas – UNIMONTES, em Montes Claros.

Sua primeira carreira foi no magistério. Foi professor concursado da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Diamantina, professor do Colégio Joseph Hein, de Várzea da Palma, da Escola Estadual Leopoldo Miranda, de Diamantina, e do Colégio Diamantinense. Foi professor do Colégio Estadual Belo Horizonte e Diretor do Colégio São João Batista, de Pirapora, no período de 1976 a 1982.

Iniciou a carreira política como Prefeito de Pirapora, de 1983 a 1988. Depois candidatou-se à Assembléia Legislativa de Minas Gerais e foi eleito para quatro legislaturas sucessivas, a partir de 1991. Interrompeu a seqüência para assumir o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais no dia 30 de setembro de 2004, em substituição ao Conselheiro João Bosco Murta Lages, que havia falecido. No dia 02 de fevereiro de 2005 assumiu o cargo de Conselheiro-Corregedor e o de Vice-Presidente em 07 de fevereiro de 2007.

Na Assembléia Legislativa, Wanderley Ávila foi Vice-Líder do PSDB entre 1991 e 1992, foi Líder do mesmo partido de 1993 a 1994, Vice-Presidente da ALEMG de 1995 a novembro de 1996, Presidente da ALEMG de dezembro de 1996 a janeiro de 1997 e seu 2º Secretário de fevereiro de 2001 a dezembro de 2002. Foi membro e relator da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio São Francisco. Foi também membro de vários conselhos, como o Conselho Curador da FEAM – Fundação Estadual do Meio Ambiente, do Conselho Estadual do CNEC e do Conselho da ADEMG e Segundo Secretário do Instituto Rui Barbosa. É Conselheiro Grande Benemérito do Clube Atlético Mineiro.

Recebeu inúmeras condecorações, tais como: Medalha da Inconfidência, Medalha Santos Dumont, Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim, Medalha da Ordem da Águia da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, Comenda Mário Bhering, outorgada também pela Grande Loja Maçônica de Minas Gerais; Medalha Amigo da Marinha, Medalha Centenária União Operária Beneficente de Diamantina, Destaque Político e Empresarial de Montes Claros, Medalha do Bicentenário da Morte Alferes Tiradentes, Medalha Ordem do Mérito Legislativo, Comenda Synval Ladeira e Diploma de Benemérito da Fundação Educacional Caio Martins. É cidadão honorário de Várzea da Palma, Diamantina, Morro da Garça, Caetanópolis, Bocaiúva, Presidente Kubitschek, Canaã, Lassance e São Francisco.

Wanderley Geraldo de Ávila é casado com a professora Mariza de Oliveira Ávila. Possuem três filhas: a advogada Carolina, a administradora Paula e a psicóloga Juliana.

Conselheiro Antônio Carlos Andrada

  Antônio Carlos Doorgal de Andrada é natural do Rio de Janeiro e tem 47 anos. Filho de Bonifácio José Tamm de Andrada e Amália Borges de Andrada, é casado com Paula de Oliveira Andrada e tem seis filhos: Maria Carolina, Bonifácio José, Antônio Carlos, Martim Francisco, José Bonifácio e Doorgal Bonifácio. Formado em Direito, é professor universitário licenciado de Direito Constitucional e Ciência Política. É especialista em Direito Público/Puc-MG e em Controle da Administração Pública/CAD-Universidade Gama Filho e mestrando em Direito e Instituições Políticas/Fumec. É membro da Academia Barbacenense de Letras.
  Foi Vereador (1989/1992) e relator da Lei Orgânica Municipal de Barbacena, e Prefeito eleito (1993/1996) mais jovem da história da cidade, período no qual foi presidente da Associação da Microrregião dos Municípios da Mantiqueira - AMMA e vice-presidente da Federação Mineira de Associações Microrregionais – FEMAN. Assessor Especial do Governador do Estado (1997/1998) e Deputado Estadual por duas legislaturas (1999/2002 - 2003/2006), obtendo 45.320 votos e 76.947, respectivamente. Na primeira legislatura, foi Líder da oposição e vice-presidente da Comissão de Educação. No mandato seguinte, foi Líder do Bloco Parlamentar de sustentação do governo e membro efetivo da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembléia Legislativa, quando foi o Relator do Orçamento do Estado para o exercício de 2005, que atingiu o déficit zero anunciado pelo governo.
  Eleito pelo plenário da Assembléia Legislativa para a vaga aberta de Conselheiro do Tribunal de Contas, em 8 de março de 2005, foi nomeado pelo Governador Aécio Neves, em 12 de março do mesmo ano. Tomou posse em 16 de fevereiro de 2006. Recebeu as seguintes condecorações: Medalha do Mérito Aeronáutico (1997), Medalha Santos Dumont – Grau Prata (1998), Medalha da Ordem do Mérito Legislativo (1999), Medalha da Inconfidência (2000), Medalha Alferes Tiradentes - PMMG (2004), Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria Alkmim (2006), Medalha Sobral Pinto (2006) e Medalha Santos Dumont – Grau Ouro (2007). É Cidadão Honorário das cidades de Tiradentes, Lagoa Dourada, Ponte Nova, Santana do Deserto, Belo Horizonte e Silveirânia.
  Publicou, entre outros, os seguintes trabalhos: "Ideologias em luta" (1986), "Ensaios Históricos" (1987), "A imigração italiana em Barbacena - um século de história" (1988), "Em defesa do Parlamento" (2003), "O Município na Federação brasileira - uma proposta"(2003) e “Computocracia – O déficit democrático da globalização” (2007 – Ed. Armazém de Idéias).
  No Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais exerce a função de Conselheiro Corregedor (2007/2008) e a de Presidente da Quarta Câmara (2006/2008), e é membro da Segunda Câmara. É o Coordenador-geral da Comissão Especial instituída para elaboração de ante-projetos para a reforma da Lei Orgânica e do Regimento Interno do Tribunal de Contas. É o relator das Contas Governamentais do exercício de 2007.

Conselheira Adriene Andrade

  Adriene Barbosa de Faria Andrade é natural de Boa Esperança, nascida em 24 de maio de 1964. Primeira de três filhos do casal Joel Neto Faria e Dalma Barbosa Faria, é casada com Clésio Soares de Andrade e tem dois filhos: Diego Barbosa de Faria Brito e Bruna Barbosa de Faria Brito.
Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, defendeu tese em monografia intitulada “O Pacto Federativo Brasileiro e os Municípios”, tendo sido aprovada por unanimidade, com a nota máxima, com louvor.
  Ocupou diversos cargos públicos relevantes, dentre eles, a de Prefeita do município de Três Pontas-MG e a de Presidente da Associação Mineira de Municípios-AMM, por dois mandatos. Foi presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE de Três Pontas, sendo ainda Delegada Regional Sul II de APAE’s, atuando por 14 anos em defesa das políticas públicas voltadas aos portadores de necessidades especiais. Foi também membro do Conselho de Administração da Federação Estadual de APAE’S e membro titular do Conselho do Serviço voluntário de Assistência Social-SERVAS. Teve participação atuante como membro do Conselho Municipal de Assistência Social por vários mandatos. Atuou ativamente, em sua juventude, junto a movimentos políticos estudantis, tendo sido Presidente do Grêmio Estudantil por três mandatos.
Primeira mulher eleita Prefeita de Três Pontas-MG, para o mandato 2001-2004. À frente do Executivo Municipal iniciou forte processo de industrialização no município. Participou ativamente de movimentos em prol da cafeicultura e implantou diversos programas de modernização administrativa.   Em sua gestão, Três Pontas foi um dos cinco primeiros municípios do sudeste do Brasil a executar o PMAT-Programa de Modernização da Administração Tributária e também um dos primeiros municípios mineiros a adotar o pregão.
Primeira mulher eleita Presidente da Associação Mineira de Municípios-AMM, atuando por dois mandatos. Como presidente da Associação Mineira de Municípios-AMM implementou profunda reforma gerencial integrando, de forma inovadora, os 853 municípios mineiros, aumentando sua representatividade. Em sua gestão a Associação Mineira de Municípios-AMM adquiriu força política e tornou-se pólo disseminador de aperfeiçoamento da gestão pública. À frente da Associação Mineira de Municípios-AMM, proporcionou aos servidores e agentes políticos mineiros uma gama de cursos, seminários e palestras com temas afetos à administração pública, através de parcerias com órgãos governamentais, destacando-se, dentre todos, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, através da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo.
  Ao longo de sua vida pública, foi condecorada com importantes insígnias, das quais se destacam o “Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim” em 17 de setembro de 2003, alta condecoração que é outorgada a pessoas ou instituições que tenham prestado relevantes serviços ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais em reconhecimento de mérito. Foi também condecorada com a “Medalha da Ordem do Mérito Legislativo” e com a “Medalha do Grande Mérito Municipalista”.
  Indicada pelo Governador Aécio Neves para ocupar o cargo de Conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, foi plenamente aprovada pelos Deputados da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Nomeada Conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais pelo Governador Aécio Neves, Adriene Barbosa de Faria Andrade tomou posse no dia 10 de novembro de 2006.