Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Campanha "O Tribunal que eu Quero" recebe mais de 400 respostas na "árvore dos desejos"

12/12/2019

Foto: Lucas Borges

 “Eu desejo um tribunal bastante conectado com as demandas da sociedade”, “ “eu quero um Tribunal mais atuante nas Auditorias”, “eu gostaria de um Tribunal onde as decisões sejam menos políticas e mais técnicas”. Estas são só algumas das mais de 400 respostas coletadas com o público interno do Tribunal de Contas de Minas Gerais e com a sociedade civil e, com os jurisdicionados para a “árvore dos desejos”.

Com o objetivo de mobilizar e envolver todos os servidores, colaboradores, estagiários, jurisdicionados, sociedade civil organizada, dentre outros atores interessados, no processo de Planejamento Estratégico 2021 a 2026, o TCEMG por meio da Diretoria de Gestão Estratégica e Inovação (DGEI),criou a Campanha “O Tribunal que Eu Quero”. Representada pela “árvore dos desejos”, a campanha propõe a participação, física e digital, das pessoas respondendo como é o Tribunal que eles gostariam de ter no futuro.
 
Um banner com o desenho de uma árvore percorreu todos os andares e setores do TCE, do dia 14/10 ao dia 06/12, onde as pessoas puderam escrever o que esperam do TCEMG para os próximos anos e pendurar na árvore. Parte da equipe do Escritório de Planejamento Estratégico (Eplan) e do apoio da DGEI estiveram, nos últimos dois meses, visitando todas as salas e locais de trabalho da instituição, convidando as pessoas a participarem da campanha  por meio do forumestrategia.tce.mg.gov.br. Também foram convidadas a participar dos tópicos de discussão do Fórum. A árvore física também esteve presente em alguns encontros técnicos realizados no segundo semestre.

As respostas
 
Ao todo, foram 294 respostas coletadas com o público interno do Tribunal mineiro e 140 com a sociedade civil e jurisdicionados. Para a coordenadora do Escritório de Planejamento Estratégico do TCEMG, Flávia Ávila, “o processo participativo e colaborativo de formulação da estratégia de uma instituição, possibilita um diagnóstico de cenários mais fidedignos, qualifica e amplia os resultados do processo, e dá maior legitimidade ao produto final e aos objetivos estabelecidos, além de aumentar as condições de sucesso da execução do plano posteriormente”.
 
As sugestões e respostas dadas à pergunta “como é o Tribunal que eu quero?”, estão sendo consolidadas e analisadas pela equipe do Eplan e serão utilizadas como material durante a formulação do plano estratégico, ao longo de todo o ano de 2020. Também poderão ser encaminhadas às unidades responsáveis por implementá-las.
 
Com a campanha “O Tribunal que eu Quero”, a Estratégia 2026 se alinha às diretrizes da Atricon quanto à oportunidade de contribuição para o Planejamento Estratégico, a todos na instituição, seus jurisdicionados e sociedade geral (dois critérios do Marco de Medição do Desempenho dos TCs 2019).
 
Um dos temas mais mencionados foi a necessidade de fortalecimento da atividade fim do Tribunal, do controle externo e das auditorias, e a geração de valor público por meio dessas atividades. Também foram bastante citados a atuação em rede e a celeridade no julgamento de processos, além de maior integração entre as unidades da Casa e a capacitação do seu corpo gerencial.
 
A árvore dos desejos continua disponível para participação dos interessados no forumestrategia.tce.mg.gov.br, até o dia 19/12/2019. Assim como os tópicos de discussão do Fórum continuarão disponíveis e com novidades ao longo de todo o processo em 2020. Além da “árvore dos desejos”, as pessoas podem participar enviando vídeos para videosestrategia@tce.mg.gov.br .
 
Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação