Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Caravana do TCEMG leva conhecimento ao Vale do Rio Doce

04/08/2022

Encontro Técnico TCEMG e os Municípios em Governador Valadares (Foto: Lucas Borges)
Governador Valadares, a cidade conhecida por estar no curso do Rio Doce, pela emigração de seus habitantes para os EUA e pelo Pico do Ibituruna, foi sede da última parada da caravana do TCEMG pelo interior de Minas em 2022. Nesta quinta-feira (04/08), a cidade recebeu a abertura do Encontro Técnico TCEMG e os Municípios, evento em que técnicos do Tribunal de Contas vão até os quatro cantos do Estado levando conhecimento e expertise para os servidores públicos. 
 
O tema deste ano do tradicional evento é “O benefício do controle para a transformação das cidades mineiras”. Cerca de 280 pessoas de mais de 30 municípios da região leste de Minas participaram do encontro. A abertura do evento ficou a cargo do chefe de gabinete da Presidência do Tribunal, Carlos Alberto Pavan Alvim, que representou o presidente Mauri Torres. “O Encontro Técnico mostra o caráter pedagógico do Tribunal de Contas, que busca capacitar e informar os gestores públicos acerca das melhores práticas de gestão”, disse, reiterando que “o Tribunal de Contas reforça a importância de sua atuação via fiscalização por acompanhamento, durante a gestão pública, para evitar erros ou incorreções futuras que gerariam gastos desnecessários. Esse é o grande benefício que o controle externo leva para a sociedade”.
 
O prefeito de Valadares, André Merlo, disse que a capital mundial do Voo Livre se sente honrada em receber a equipe do TCEMG. “Os gestores públicos sempre ficam receosos em tomar grandes decisões, porque é nosso CPF que responde depois. Esse papel do Tribunal de Contas, de vir até a gente e nos ensinar, mostrar como fazer tudo do jeito certo, dentro da lei, é de grande valia para todos nós. A região está aqui toda representada e com muita vontade de aprender com o corpo técnico do TCEMG”.
 
O controlador-geral da cidade, Luciano Dias, lembrou que Valadares receberia o Encontro Técnico em 2020, porém a pandemia impediu que a caravana do TCEMG viajasse o estado naquele ano. “Essa é uma relevante e significativa oportunidade para que nós, gestores públicos, possamos nos qualificar, buscar mais conhecimento, sempre visando o bem maior que é melhorar a prestação do serviço à sociedade”. Dias reforçou a importância do controle interno. “Ele que leva segurança jurídica ao gestor, por isso é fundamental que esses servidores sempre estejam se capacitando e buscando novos conhecimentos”.
 
Palestras
 
As palestras técnicas se iniciaram logo em seguida. O superintendente de Controle Externo do TCEMG, Pedro Henrique Azevedo, falou sobre um tema que tem gerado muita aflição e expectativa: a correta utilização e prestação de contas dos recursos oriundos do acordo de reparação de danos socioambientais celebrado entre Estado e Vale em decorrência do desastre de Brumadinho. Os municípios mineiros receberam cerca de R$ 1,5 bilhão, de acordo com a população de cada cidade.
 
Pedro fez um resgaste histórico do ocorrido e como o acordo foi celebrado. Ele ressaltou que a lei estadual que oficializou esse acordo faz exigências sobre como esses recursos podem ser aplicados e a forma correta de se fazer a prestação de contas. “O TCEMG acompanha o caminho do dinheiro, pois precisamos honrar o povo mineiro, que estes recursos - vindos de um desastre tão triste-, possam ao menos deixar um legado de fato para a sociedade”. O superintendente lembrou que esses recursos não incidem sobre os mínimos constitucionais a serem aplicados em saúde e educação, explicou como fazer o registro, a forma de aplicação e sobre como este dinheiro pode ou não pode ser gasto.
 
O diretor do Centro de Fiscalização Integrada e Inteligência Suricato, do TCEMG, Henrique Quites, apresentou e discorreu sobre o Suricato. Quites falou sobre a missão, valores e visão do órgão, que tem por objetivo produzir e tratar dados e informações para subsidiar as ações de fiscalização da Corte de Contas. Henrique ainda expôs sobre a importância dos dados na sociedade atual e mostrou ações de fiscalização do TCEMG, nos últimos anos, iniciadas a partir da análise de dados. Por fim, ele mostrou a fiscalização que o Tribunal está fazendo acerca da aquisição de bens de luxo por prefeituras mineiras, o que é proibido pela nova lei de licitações.
 
Durante a tarde do primeiro dia de palestras, as analistas de Controle Externo Gabriela Guerra e Ana Carolina Lanna ministraram palestras sobre a nova Lei de Licitações e o novo Fundeb. Elas explicaram sobre prazos de aplicação, as novidades trazidas pela atualização da legislação e conceitos específicos de cada tema. Parceiros do Tribunal de Contas na realização do encontro, representantes da Associação Mineira de Municípios e do Sebrae fecharam esse primeiro dia de evento com exposições sobre a atuação das duas instituições. 
 
Os seguidores do perfil oficial do Tribunal de Contas mineiro no Instagram (@tcemgoficial) ainda participaram do sorteio de livros do conselheiro Durval Ângelo. Além de aprenderem melhores práticas de gestão pública durante todo o dia, os sortudos ainda voltaram para casa com exemplares das obras “Conselhos de Cidadania: exercício da Democracia”, “Palavras, Atos e Julgados de um conselheiro de Contas” e “Controle Externo no Século XXI”, este último em parceria com o conselheiro Cláudio Terrão. 
 
Na sexta-feira (05/08), pela manhã, os servidores públicos do Vale do Rio Doce e leste mineiro ainda terão palestras sobre as ações de fiscalização do TCEMG e poderão conhecer um pouco mais dos sistemas do Tribunal: Sicom, Sisop e CAPMG. O Encontro Técnico acontece no auditório do Colégio Genoma, no centro de Governador Valadares. O último ciclo de palestras do evento ocorre em Belo Horizonte, na sede do TCEMG, em novembro, após o período eleitoral. 
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação