Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Cidadania portátil é destaque na Revista Contas de Minas

14/04/2020

A nova edição da Revista Contas de Minas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) já está disponível para leitura em nosso portal. Clique aqui e leia a edição número 40.A reportagem de capa "Cidadania portátil" mostra como o cidadão pode ter acesso aos números referentes aos investimentos (despesas) e arrecadações (receitas) do seu município na área da educação, saúde e obras por meio do aplicativo Lupa de Minas. O cidadão pode baixá-lo de forma gratuita em seu celular.

A superintendente de controle externo do TCEMG Flávia Alice Dias é a entrevistada dessa edição. A servidora de carreira é responsável pelas ações de controle externo do TCEMG e tem sob sua supervisão as diversas diretorias técnicas do Tribunal.

Na sequência, a reportagem "O caminho até o dia da prova" explica como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais analisa os editais de concursos cadastrados por meio do do Sistema de Fiscalização de Atos de Pessoal (Fiscap).

A reportagem intitulada "Primeira parada: Curvelo" relata como foi o primeiro treinamento de controle interno do TCEMG, ocorrido na cidade de Curvelo nos dias 13 e 14 de fevereiro, na Câmara Municipal da cidade.

É importante lembrar que o TCE de Minas suspendeu, desde o dia 16/3/2020, a realização de eventos e reuniões por prazo indeterminado, mesmo os eventos já confirmados, como medida de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). O treinamento de Curvelo foi realizado antes dessa medida.

Um balanço dos encontros técnicos realizados no ano de 2019 é o tema da reportagem "Dois mil capacitados". A matéria revela que dois mil participantes de sete cidades mineiras (Belo Horizonte, Montes Claros, Paracatu, Alfenas, Ipatinga, Patrocínio e Juiz de Fora) foram capacitados nesses encontros.

A reportagem "Das letras e das contas" traz um diferente olhar sobre a vida e a trajetória profissional dos conselheiros do Tribunal de Contas de Minas Gerais. A pesquisa revela que três deles (João Bosco Murta Lages, Mário Gonçalves e Vivaldi Moreira) tiveram suas vidas marcadas pelas contas e pela literatura e ocuparam cadeiras tanto no TCEMG quanto na Academia Mineira de Letras.

O renascimento da Rede Ouvir (parceria entre ouvidorias mineiras de diversos órgãos) também foi tema de reportagem nesta edição. A Rede Mineira de Ouvidorias Públicas, Rede Ouvir, foi reativada em 2019 e o TCEMG contribuiu nesse sentido.

A edição número 40 é encerrada com mais uma reportagem relacionada ao ambiente virtual. A reportagem intitulada "Tribunal em libras" explica como funciona o novo recurso disponibilizado no portal eletrônico do Tribunal de Contas (www.tce.mg.gov.br) que permite a tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Clique aqui e leia a Revista Contas de Minas número 40.

Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação | Diretoria de Comunicação Social