Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Clad seleciona trabalhos do TCEMG para congresso internacional

17/08/2016

A cidade de Santiago, capital chilena, sediará o XXI Congresso Internacional sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública do Clad

O presidente Sebastião Helvecio comunicou ao Pleno, durante sessão desta quarta-feira, 17 de agosto, a participação do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) no XXI Congresso Internacional sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública, do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad), que será realizado de 8 a 11 de novembro em Santiago, capital do Chile.

O conselheiro-presidente destacou a escolha, pelos organizadores do congresso, do trabalho “Controle da efetividade na gestão de recursos públicos: índice de efetividade da gestão municipal (IEGM)”, que será apresentado durante o evento, elaborado pelas servidoras Cristiana Lemos de Souza Prates, diretora de Controle Externo dos Municípios, e Sílvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo, gerente do Projeto IEGM. “O trabalho é fruto dos esforços empenhados pelos TCEMG, TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) e IRB (Instituto Rui Barbosa) para a disseminação de valiosa ferramenta de mensuração de efetividade de políticas públicas no âmbito dos municípios do Brasil”, comentou Sebastião Helvecio.

Foi informada, também, a seleção pelo Clad do artigo “Indicador de efetividade da gestão municipal: contribuição dos Tribunais de Contas para a melhoria da gestão pública”, de autoria do presidente Sebastião Helvecio, da diretora-geral Raquel de Oliveira Miranda Simões, e da coordenadora do IRB, Marília Gonçalves de Carvalho. “O congresso é um dos mais importantes fóruns de discussão e debates sobre temas afetos à administração pública da América Latina”, ressaltou Helvecio.

O Clad - Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo - é uma organização pública internacional intergovernamental. Foi criado em 1972, com a iniciativa dos governos de México, Peru e Venezuela. Sua sede fica em Caracas, capital da Venezuela. Sua criação foi apoiada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a partir da ideia de constituir uma entidade regional cuja atividade fosse a modernização das administrações públicas, um fator estratégico no processo de desenvolvimento econômico e social.