Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Cláudio Terrão debate distribuição de ICMS para educação em audiência na Assembleia

08/11/2022

Foto: ALMG
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Cláudio Terrão, participou, na manhã desta terça-feira (8), de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com o objetivo de debater as necessidades de alteração na legislação que estabeleceu regras para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e também discutir a construção de legislação estadual a respeito da matéria. 

A audiência foi promovida pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e teve como principal ponto de discussão a necessidade de alteração da Emenda Constitucional 108/20, que estabeleceu o Fundeb como fundo permanente, alterou os critérios de distribuição destes valores à União e trouxe alterações sobre a distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os municípios na área da educação. 

Ao se pronunciar, Cláudio Terrão destacou que a educação é uma prioridade do estado e deve refletir em ações concretas a serem debatidas diretamente com os atores políticos que compõem o Governo de Minas, assim como foi feito por ele em reuniões com a presença de secretários de estado em outras oportunidades. 

Quanto à aplicação da lei que determina a distribuição dos impostos aplicados na educação, Cláudio Terrão lembrou a necessidade de haver mais diálogo entre os poderes instituídos de uma forma apartidária.  “Minha proposta é que possamos, mais uma vez, deixar as cores das bandeiras partidárias de lado e que possamos retirar este atraso que existe hoje no estado de Minas Gerais para concretização daquilo que é fundamental, que é a Lei do ICMS educacional. Volto a dizer, é uma lei que vai impactar profundamente os municípios”, definiu o conselheiro. 

Participações -  Para contribuir ainda mais com o debate e apresentar exemplos do que foi aplicado em seu estado, o conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Gerson dos Santos Sicca, também participou da audiência pública promovida pela ALMG, atendendo a um convite do conselheiro Cláudio Terrão. O conselheiro substituto participou do encontro de forma remota e falou da atuação do tribunal quanto ao ICMS da educação. 
 
 
A audiência Pública foi dirigida pela deputada Beatriz Cerqueira, que também preside a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG e contou com a participação remota do deputado federal Rogério Correia. 
 
Participaram de forma presencial o subsecretário de Articulação Institucional da Secretaria de Estado de Governo, Samir Carvalho Moysés, a chefe de Assessoria Estratégica da Secretaria de Estado de Educação, Clara Pinheiro de Oliveira Costa e a promotora de justiça e coordenadora do Centro Operacional de Apoio à Defesa da Educação, Ana Carolina Zambom Pinto Coelho. 
 
Também estiveram presentes no debate a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora do Fórum Estadual Permanente de Educação, Analise de Jesus da Silva e Marcelo Wagner de Oliveira, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG).
 
 

 Felipe Jácome/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação