Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Comitê Técnico da Educação do IRB realiza reunião de trabalho no Tribunal de Contas mineiro

22/03/2019

Foto: Karina Camargos Coutinho

Os integrantes do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) realizaram o primeiro encontro de trabalho de 2019, nesta quinta-feira (21/3/2019), na sede do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), em Belo Horizonte. No encontro, foram definidas as próximas ações do CTE-IRB, além da continuidade dos projetos implementados, como a inclusão de novas metas do Plano Nacional de Educação no software TCEduca, a compilação de entendimentos dos órgãos de controle já consolidados na área da educação e a ampliação das parcerias com instituições e entidades.

De acordo com o  presidente do CTE-IRB e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCERS), nos próximos dias será possível consultar no TCEduca os dados sobre o cumprimento da Meta 2 do PNE, que trata da universalização do ensino fundamental de nove anos para toda a população de seis a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até 2024. “A partir desses dados, a população poderá acompanhar se o seu município e Estado estão atendendo a esses requisitos. A ferramenta também permite que sejam emitidos alertas aos gestores cujos entes estiverem descumprindo as metas e estratégias do PNE”, destacou.

Foto: Karina Camargos CoutinhoO assistente técnico do CTE-IRB, Leo Richter, apresentou uma síntese do Diagnóstico dos Conselhos de Educação no Rio Grande do Sul. A pesquisa, que será divulgada em breve, foi desenvolvida pelo CTE-IRB e aplicada pelo TCERS. O questionário-modelo do levantamento será disponibilizado aos demais tribunais que tiverem interesse de participar do projeto.

Também esteve na pauta de debates, o lançamento de uma cartilha e de um curso na modalidade de ensino a distância para a capacitação dos conselheiros de educação. Além disso, foram  debatidas a importância da utilização do software TCEduca e do aplicativo Na Ponta do Lápis e a realização de ações em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU) e com o Ministério da Educação (MEC) e a preparação do II Simpósio Nacional de Educação, que será realizado em Porto Alegre nos dias 25 e 26 de julho.

O presidente do CTE-IRB e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCERS), Cezar Miola (Foto: Karina Camargos Coutinho) A reunião teve a participação da secretária da Secretaria de controle Externo da Educação do Tribunal de Contas da União (TCU), Vanessa Lopes; dos conselheiros, Cláudio Terrão (TCEMG), Ivens Linhares (TCEPR), José Euler Melo (TCERO) e Patrícia Saboya (TCECE). Também estavam presentes o auditor Alex Aleluia (TCEBA) e os assessores Mirla Souza (TCEAC), João Dias de Souza Neto (TCERO), Maria Aparecida da Silva Menezes (TCEBA), Maíra Noronha, do TCMBA e Priscila Pinto de Oliveira (TCERS). A diretora da Escola de Contas e Capacitação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Naila Garcia Mourthé (TCEMG) também acompanhou a reunião.


 Postado por Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação