Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Comitês são criados para implantar o trabalho de governança de pessoas no Tribunal

27/07/2017

Implantar a gestão do dimensionamento da força de trabalho, o mapeamento e a avaliação das competências. Esses são os objetivos essenciais dos três comitês criados no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) para implantar o projeto de governança de pessoas no TCEMG. O comitê estratégico, o de implantação e o de validação foram instituídos por meio da Portaria nº 56/PRES./2017 publicada no Diário Oficial de Contas (D.O.C.) do dia 25/7/2017. Clique aqui e acesse.

O trabalho da governança de pessoas é um dos objetivos estratégicos do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) para o período 2015-2020. Além disso, a Política de Gestão de Pessoas – instituída pela Resolução nº 09/2010 – definiu como modelo a “Gestão de Pessoas por Competências”. Neste sentido, foi contratada uma empresa de consultoria para a execução do projeto, no qual estão incluídos treinamentos para dar e receber feedback e orientação para montagem do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e do Plano de Desenvolvimento Gerencial (PDG) para todo o Tribunal.

De acordo com o texto da Portaria, o Comitê Estratégico irá propiciar a participação ativa dos gestores e servidores nas etapas do projeto e colaborar com a empresa de consultoria nas atividades que demandem conhecimentos estratégicos e informações sobre processos de trabalho e cultura organizacional. Já o Comitê de Implantação irá acompanhar os trabalhos da consultoria “zelando pela qualidade e demais obrigações definidas contratualmente” e assegurar a execução do cronograma do projeto propondo medidas corretivas se for necessário. Por fim, o Comitê de Validação irá avaliar e validar os relatórios apresentados pela consultoria propondo correções se for o caso e, também, validar e homologar as competências e os comportamentos identificados, garantindo o seu alinhamento com a missão, a visão e os valores do Tribunal.


Karina Camargos Coutinho / Coordenadoria de Jornalismo e Redação