Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Conferência de encerramento do Congresso de Direito Administrativo reúne TCEMG, STJ e USP

13/10/2025

O presidente Durval Ângelo presidiu uma das mesas das conferências especiais que marcaram o encerramento do 39º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo (Foto: Viniciu Dias)
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Durval Ângelo, presidiu, na sexta-feira (10/10/2025), uma das mesas das conferências especiais que marcaram o encerramento do 39º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, realizado no Expominas, em Belo Horizonte.
Participaram dos debates conduzidos pelo presidente do TCEMG a professora da Universidade de São Paulo (USP), Maria Sylvia Di Pietro, que conversou com a plateia sobre O impacto das novas tecnologias sobre os parâmetros atuais do Direito Administrativo, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Afrânio Vilela, que abordou o tema Direito Administrativo para o Brasil em um cenário geopoliticamente evoluído.
 
O presidente Durval Ângelo destacou a tradição de Minas Gerais como ambiente de reflexão jurídica promovido pelo congresso. "O Tribunal de Contas se une ao IBDA para celebrar este congresso e homenagear quem faz a ciência do Direito avançar com profundidade e compromisso público”, afirmou.
 
As conferências abordaram a necessidade de o Direito Administrativo incorporar as transformações geopolíticas e os impactos das novas tecnologias sobre a governança. Os debates reforçaram a importância da segurança jurídica, da inovação e da efetividade do gasto público como eixos para aprimorar a prestação dos serviços oferecidos à sociedade.
 
Ao final, o encerramento do congresso — que reuniu especialistas de todo o país — ressaltou a necessidade de promover o diálogo entre os órgãos de controle, o Judiciário, a academia e a Administração Pública, valorizando a integridade, a boa regulação e a entrega de resultados concretos para a população.