Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Conselheiro Cláudio Terrão é homenageado na Assembleia Legislativa

30/10/2024

Conselheiro Terrão recebe Voto de Congratulações no Plenarinho II da Assembleia Legislativa mineira

Na manhã desta quarta-feira (30/10/2024), o conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais Cláudio Terrão, que estará se afastando de suas atividades nesta semana em virtude de aposentadoria, recebeu  Voto de Congratulações da Assembleia Legislativa mineira.

Apresentado pela deputada Beatriz Cerqueira, presidente da Comissão de EducaçãoCiência e Tecnologia, a homenagem é, segundo a deputada, "o reconhecimento pelo trabalho do conselheiro à frente de uma pauta tão importante, tão necessária, e que tem sido tão maltratada: a educação”.

Beatriz Cerqueira lembrou de ações de fiscalização e de debates importantes, em que os dois estiveram juntos em defesa do cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (PNE), do orçamento da Educação, referente aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Educação Básica (Fundeb), do piso salarial dos professores, sempre em favor da valorização do profissional da educação.

Cerqueira fez especial referência ao Projeto “Na Ponta do Lápis”, que foi um dos pilares da gestão de Cláudio Terrão, quando presidente da Corte de Contas, no biênio 2017/2018. “Foi sempre um aprendizado todos os momentos em que nos encontramos, nessas pautas e em tantas outras relacionadas à educação. Obrigada por sua colaboração. Você é um aliado e fará muita falta”, reforçou a deputada Beatriz, ao finalizar seu pronunciamento.

Compondo a mesa, a deputada Ione Pinheiro e o deputado professor Cleiton também manifestaram a admiração e gratidão pela luta de Cláudio Terrão em favor da Educação no Estado de Minas Gerais e em todo o Brasil. A deputada Ione elogiou a trajetória de vida do conselheiro,  ressaltou sua sabedoria e simplicidade,  parabenizando-o pelos serviços de excelência prestados ao povo mineiro.

Já o deputado professor Cleiton salientou a tecnicidade  e o compromisso do conselheiro com a pasta da Educação, sobretudo em um estado tão marcado por diversidade e desigualdade social, como Minas Gerais. “O senhor deixa um legado no Tribunal de Contas pelo seu compromisso com essa pasta e continuará sendo convidado para estar nessas comissões, que representam o povo mineiro”, garantiu.

O professor foi seguido pelo deputado Ricardo Campos, que também compôs a mesa, e iniciou sua homenagem afirmando que “nós vivemos de sonhos por aquilo em que acreditamos”. Campos elogiou as políticas públicas exercidas por órgãos de controle. Segundo o deputado, os órgãos institucionais precisam, sim, focar em sua missão precípua, porém sem afastar o olhar das políticas sociais.

A chefe de gabinete do conselheiro, Rachel Campos, e a diretora da Escola de Contas Professor Pedro Aleixo, Naila Mourthê, presentes na solenidade, também demonstraram gratidão a Cláudio Terrão,  tendo relembrado a trajetória do conselheiro, incluindo sua sabatina, ali mesmo naquele Plenarinho II, quando foi conduzido à Corte mineira."Somos picados pelo bicho que faz apaixonar pela educação", destacou Rachel, que ainda complementou: "você trilhará um caminho mais virtuoso, mais belo e mais feliz".

Ao assumir a palavra, o homenageado agradeceu a iniciativa carinhosa da deputada Beatriz. Falou de sua infância difícil, no Rio de Janeiro, que o singulariza como pessoa. Nesse sentido, fez menção à meritocracia, esclarecendo que reconhece o empenho, o esforço e dedicação empreendido por muitos,  mas, que antes de pensar o mérito, é preciso verificar o ponto de partida. “Luto para que haja igualdade de partida”, salientou.

Cláudio Terrão lembrou o cantor Paulinho da Viola e, em especial, a bela canção dos Titãs (banda musical), que marcou os idos dos anos 80,  que, segundo ele, descreve esse seu momento da vida: “hei de vencer esse bom combate para um ensino de qualidade e essa luta há de continuar “enquanto houver sol”, finalizou o conselheiro, que, em seguida, concedeu entrevista à TV Assembleia.


Denise de Paula / Coordenadoria de Jornalismo e Redação 

Conselheiro Claudio Terrão é homenageado na ALEMG