Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Conselheiro Cláudio Terrão participa de debate público sobre Educação na Assembleia Legislativa de Minas

22/10/2021

A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), por meio de sua Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou nesta sexta-feira (22/10) o Debate Público Plano Estadual de Educação 2019-2021: avaliação do cumprimento das metas e o atual cenário da educação em Minas Gerais, tendo como um dos objetivos garantir que os investimentos em educação sigam o que já está regulamentado.

A deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e responsável pela realização do debate, fez a abertura do evento. A primeira mesa teve início às 9h30min, com o tema “Evolução das políticas públicas educacionais e desafios para a garantia do direito à educação: balanço dos dois anos e meio de vigência do Plano Estadual de Educação, com apresentação de dados e indicadores". Os expositores foram a secretária estadual de Educação, Julia Sant’Anna; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Hélvio Teixeira, e o conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Cláudio Coutto Terrão.

Terrão falou das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), ressaltando a universalização da Educação Infantil para crianças de 4 a 5 anos de idade e, sobretudo, a necessidade de o Estado ampliar as creches de forma a atender  crianças de até 3 anos. O conselheiro associou a Educação a um instrumento para redução das desigualdades sociais e para elevação de renda das famílias.  Explicou que  "o Estado precisa disponibilizar creches para que as mulheres-mães tenham onde deixar os seus filhos para trabalhar" e, consequentemente, potencializar a renda familiar.

Participaram como debatedores a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora do Fórum Estadual Permanente de Educação, Analisa de Jesus da Silva,  e a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Denise Romano.

A segunda mesa do evento iniciará às 14 horas, com o tema “Reflexões sobre problemas contemporâneos da educação no Brasil e em Minas Gerais, em convergência com os Planos Nacional e Estadual de Educação: aspectos relativos ao financiamento e à organização do setor educacional, à emergência da tecnologia nos processos educativos, à realidade vivenciada pelos profissionais de educação, estudantes e famílias no contexto da educação pública”.

Denise de Paula / Jornalismo e Redação