Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Conselheiro Sebastião Helvecio é eleito Presidente do TCEMG

10/12/2014

Procuradora Elke Andrade, Conselheiros Gilberto Diniz, José Viana, Mauri Torres, Presidente Eleito Sebastião Helvecio, Presidente Adriene Andrade, Claúdio Terrão, Wanderley Ávila, e Procuradora Cristina MeloO Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais elegeu, hoje (10/12), por unanimidade, o Conselheiro Sebastião Helvecio Ramos de Castro para exercer a Presidência no biênio 2015-2016. Sebastião Helvecio terá como Vice o Conselheiro Cláudio Couto Terrão e como Corregedor o Conselheiro Mauri José Torres Duarte, também eleitos por unanimidade. Ainda na mesma Sessão Plenária, o Conselheiro José Alves Viana foi designado Ouvidor da Corte de Contas mineira.

O novo Presidente do TCEMG foi nomeado Conselheiro pelo Governador Aécio Neves, no ano de 2009, na vaga deixada pelo falecido Conselheiro Simão Pedro Toledo. Sebastião Helvecio é médico pediatra, bacharel em direito, especialista em Controle Externo, doutor em Saúde Coletiva e possui extensa carreira política. Foi Vice-Prefeito de Juiz de Fora, Secretário de Estado da Saúde e Deputado Estadual constituinte. Exerceu outras cinco legislaturas na Assembleia de Minas. No TCEMG, já foi Corregedor e, atualmente, é Vice-Presidente.

Além de ter sido signatário da Constituição Mineira de 1989, a Constituição Compromisso, como Secretário de Saúde, Sebastião Helvecio foi o responsável pela criação do primeiro banco público de sangue do país, o Hemominas, concedendo à população um acesso gratuito a transfusões de sangue com qualidade. No TCEMG, coordenou o estudo sobre a dívida do Estado de Minas com a União e seu parecer, no Balanço Geral do Estado de 2010, tornou-se fonte para a lei que reduziu os juros das dívidas dos estados e municípios, sancionada no mês passado.

O Vice-Presidente eleito, Cláudio Couto Terrão, é proveniente do quadro do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado.Graduou-se em Ciência da Computação e em Direito. Dentre outros, exerceu os cargos de Auditor Fiscal, Procurador do INSS, Procurador Federal, Procurador do Ministério Público junto ao TCM de Goiás e ao TCE de Minas. Foi nomeado Conselheiro em 2010, pelo Governador Anastasia.

O Corregedor Mauri Torres foi Deputado Estadual por seis legislaturas e Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais por dois mandatos consecutivos. O novo ouvidor José Alves Viana é médico, especialista em Controle Externo, foi vereador e prefeito em Curvelo, Deputado Estadual por três legislaturas e exerceu a Presidência da ALMG.

Homenagens

A Presidente Adriene Andrade disse estar honrada e orgulhosa por proclamar o resultado das eleições. A Conselheira parabenizou os novos dirigentes da Corte mineira e acrescentou que o novo Presidente terá a equipe perfeita com seu Vice e o Corregedor. Adriene garantiu que o Conselheiro Sebastião Helvecio trará novos rumos para o Tribunal, pelo seu caráter inovador e por simbolizar a sabedoria do povo mineiro, “além de ser um homem público moderno e desenvolvimentista”.

Os Conselheiros prestaram homenagens a Adriene Andrade, na sua última sessão ordinária como Presidente. Wanderley Ávila destacou a sua gestão como “humanista, delicada e forte ao mesmo tempo, com disposição no fortalecimento dos servidores e investimento na tecnologia da informação, transparência e comunicação com a sociedade”.

Sebastião Helvecio agradeceu a confiança dos pares em elegê-lo e definiu a administração de Adriene Andrade como uma luz a ser seguida. Citou o poeta Carlos Drummond de Andrade para ilustrar a importância de seu legado: “as coisas tangíveis tornam-se insensíveis à palma da mão. Mas as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão”.

Cláudio Terrão ressaltou a humildade da Presidente Adriene Andrade ao conduzir o Tribunal de Contas e também agradeceu o apoio dos pares em sua eleição. Mauri Torres também manifestou sua admiração pela administração da Conselheira e desejou uma gestão profícua ao novo Presidente e seu Vice. José Alves Viana cumprimentou a Presidente e disse que as manifestações dos colegas de plenário eram concretos reconhecimentos pelo excelência de sua gestão. Gilberto Diniz ressaltou também o toque feminino, a firmeza e o equilíbrio da primeira mulher a presidir a Corte de Contas.

A Procuradora do MP de Contas, Elke Andrade, associou-se às homenagens dirigidas à Presidente e disse que, como servidora de carreira, é prova de que o Tribunal de Contas passou por grandes transformações nos últimos anos.

Composição das câmaras

Os conselheiros deliberaram, ainda, a composição das câmaras do Tribunal para o próximo biênio. A Conselheira Adriene Andrade presidirá a Primeira Câmara, formada também pelos conselheiros Mauri Torres, Licurgo Mourão e Hamilton Coelho (substituto). A Segunda Câmara será presidida pelo Conselheiro Wanderley Ávila e composta pelos conselheiros José Alves Viana, Gilberto Diniz e Licurgo Mourão (substituto).

Contas do Governador 2015

A Presidente Adriene Andrade anunciou também o resultado do sorteio, conforme regime interno, para a relatoria das Contas do Governador referentes ao exercício de 2015. Wanderley Ávila será o relator do Balanço Geral do Estado e Adriene Andrade a revisora.