Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Conselheiro Terrão debate assuntos pertinentes à educação em reunião da Granbel

20/04/2023

(Foto Vinícius Dias)

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Granbel, reuniu hoje, 20 de abril, prefeitos e secretários municipais de Educação para debater diversos assuntos importantes para o ensino público.

O conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Cláudio Terrão, foi convidado para conversar sobre o Programa Na ponta do Lápis, responder dúvidas sobre o piso salarial do magistério, a utilização dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb, para segurança nas Escolas Públicas e falar sobre a experiência de prefeituras municipais na construção de escolas por meio de Parcerias Público-Privadas.

A presidente da Granbel e prefeita de Vespasiano, Ilce Rocha, destacou o trabalho que o Tribunal tem feito nos últimos anos voltado à Educação e ao papel pedagógico, desenvolvendo capacitações, para orientar os jurisdicionados.

A diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé, fez uma breve apresentação sobre o Programa na Ponta do Lápis, ferramenta de gestão que estabelece contato direto com os múltiplos atores na área da educação. Naila foi a coordenadora da implantação do projeto no TCE mineiro, nos anos de 2017/2018.

Cláudio Terrão se colocou à disposição para responder as perguntas sobre os temas propostos que surgiram durante o bate papo. Questionamentos sobre pagamento de profissionais com porcentagem do Fundeb, remuneração do piso salarial para professores que trabalham menos de 40 horas semanais, acordos entre os setores público e privado para a realização de obras e obtenção de merenda escolar, entre outros conteúdos foram abordados.

Um dos assuntos discutido foi a segurança nas escolas. Para Terrão, esse ponto precisa ser compreendido como uma questão de segurança pública. “É um assunto que nos choca, nos assusta”, exclamou o conselheiro. Terrão relatou sobre o momento social complexo que o Brasil está passando, depois dos atentados recentes a duas entidades educacionais, em Santa Catarina e São Paulo. Entre setembro de 2022 até agora, o Brasil sofreu com cinco ataques fatais a escolas. Minas Gerais foi o cenário para o maior massacre desse tipo, em 2017, na cidade de Janaúba, com 13 mortos.

“É o Estado que tem que promover as medidas necessárias para deter esse tipo de situação”, declarou Cláudio. O conselheiro ainda acrescentou que “para resolver essa questão, deveria ser desenvolvida medidas emergências para um aumento temporário de segurança nas escolas”, mas apontou que a questão de segurança pública é competência do Governo e não acredita ser uma solução colocar policiais dentro das instituições de ensino.

Terrão lembrou que é possível fazer uma Consulta ao Tribunal de Contas para entender o entendimento que o órgão de Controle Externo tem sobre determinado assunto.

O conselheiro concedeu espaço para Pedro Dornas, secretário de educação de Nova Lima, compartilhar a experiência do município na utilização de Parceria Público-Privada para reforma de escolas e construções de novas unidades, incluindo creches.

Além de Terrão e Ilce Rocha, o evento também contou com a presença da deputada estadual, Nayara Rocha; do assessor jurídico da Granbel, Tadahiro Tsubouch; a prefeita de Pedro Leopoldo, Eloísa Helena; o prefeito de Jaboticatubas, Eneimar Marques; o prefeito de Rio Manso, Leonardo Lucena; o prefeito de Ribeirão das Neves, Junynho Martins; e secretários de educação.

Fred La Rocca/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação