Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Conselheiro-aposentado Sebastião Helvecio destaca inovação e fortalecimento da cooperação internacional durante visita à Escola de Contas Professor Pedro Aleixo

08/05/2025

Diretoria da Escola de Contas recebeu conselheiro-aposentado Sebastião Helvecio - foto: Daniele Fernandes
A Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo recebeu, na terça-feira, dia 6 de maio, a visita do conselheiro-aposentado do TCEMG Sebastião Helvécio Ramos de Castro, atualmente dirigente do Instituto Protege Escola Brasil. Na ocasião, foram sugeridas a realização de um curso inédito voltado à formação de auditores e auditoras em avaliação de políticas públicas, e a assinatura de um convênio promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), entre o Tribunal de Contas de Minas Gerais e o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (USAL), na Espanha. A visita teve as participações do diretor da Escola de Contas, Rodrigo Marzano Antunes Miranda, dos coordenadores Renê Lopes Lage (Capacitação) e Luciana Moraes Raso (Pós-graduação), além dos professores Paulo Sergio Araújo e Alice Castelani.
 
Sebastião Helvecio integra o Conselho do Centro de Altos Estudos do Tribunal de Contas da União e o seleto grupo de pensadores “USAL 30”, responsável pela construção do plano estratégico da Universidade de Salamanca, sendo o único brasileiro no grupo. Hoje, à frente do Instituto Protege Escola Brasil, dedica-se à elaboração de soluções jurídicas e administrativas sob medida para desafios enfrentados por gestoras e gestores públicos, priorizando resultados concretos e segurança jurídica.
 
Durante a visita, Sebastião Helvecio propôs à Escola a realização do curso “Atualização em Auditoria e Avaliação de Políticas Públicas”, que contempla fundamentação teórica e prática da nova missão do Controle Externo como avaliador de políticas públicas, agregando às tradicionais funções de fiscalização e julgamento as premissas de articulação e inovação em boas práticas.
 
Esse curso traz um programa inédito, dirigido a auditores e auditoras, em que se propõe capacitação em metodologias de ponta, proporcionando análise aprofundada da eficácia e dos impactos de políticas e programas governamentais. O conteúdo inclui: Fundamentos de monitoramento e avaliação; Indicadores – seleção, construção e definição das fontes de dados; Avaliação de políticas públicas – tipos, metodologias e decisões fundamentadas em evidências; e Análise de Dados para o Controle Externo, ofertada de forma pioneira no Brasil pela Escola de Contas Professor Pedro Aleixo.
 
“Essa iniciativa pedagógica reflete o entendimento de que investir na formação de auditoras e auditores é fundamental para aprimorar os resultados entregues aos cidadãos”, disse o conselheiro-aposentado Sebastião Helvécio, cuja atuação inovadora no controle externo inclui a implantação de exemplos como o Suricato (Diretoria de Fiscalização Integrada e Inteligência do TCEMG).
 
Cooperação internacional fortalecida
 
Outro momento importante da agenda foi o anúncio do convênio entre o TCEMG e o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, na Espanha, promovido pelo IRB. Esse acordo representa um avanço estratégico na internacionalização do controle externo, incentivando o intercâmbio de conhecimento e boas práticas entre os dois países.
 
A Universidade de Salamanca, por meio do Centro de Estudos Brasileiros, é reconhecida como referência nos estudos sobre o Brasil na Europa, promovendo capacitações, pesquisas e publicações conjuntas – e contribuindo, assim, para inovação e aprimoramento da administração pública brasileira.
 

A.M.