Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Conselheiro defende regionalização em licitações do município

25/08/2020

Aparência da tela do Youtube no momento da transmissão

Na manhã desta terça-feira (25/8/2020), mais de 700 pessoas acompanharam a segunda edição do “AMM nos Municípios: Encontro On-line nas Microrregionais”. O conselheiro Sebastião Helvecio representou o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) no painel “Estratégia de fixação de recurso no território”. Ele defendeu a regionalização nas licitações municipais.

Ao defender a regionalização, o conselheiro recomendou a leitura de um processo de Consulta do Tribunal de Contas. A Consulta número 887.734 (formulada pela Prefeitura de Guaxupé), que pergunta sobre a definição do termo "regionalmente". Segundo o conselheiro, o TCEMG entendeu que cabe ao gestor determinar o que é regionalmente. “Pode ser um município ou dois, pode ser o que ele quiser, desde que ele coloque no edital de licitação e faça a fundamentação”. Sebastião Helvecio disse que essa consulta foi tão importante que ela repercutiu no Governo Federal, que editou o Decreto número 8.535/2015. De acordo com ele, o decreto regulamentou as compras públicas. 

O conselheiro Sebastião Helvecio também defendeu o direito ao desenvolvimento a todos os cidadãos e disse que o tema deve entrar mais na agenda política. Ele abordou também o tema das compras públicas e ressaltou a importância do plano anual nesse sentido. 

Processo de Consulta

É o Tribunal Pleno da Corte de Contas que resolve sobre as consultas que lhe forem feitas (dúvidas) na aplicação das disposições legais concernentes à matéria de sua competência. As decisões tomadas no Pleno são consideradas decisões de todo o Tribunal, e não apenas parte dele.

Desenvolve Minas Gerais

Este evento faz parte do projeto Desenvolve Minas Gerais e é fruto de uma parceria entre a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e o Governo do Estado de Minas Gerais apoiam o evento.

A abertura desta edição foi com a presença do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda; do diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), João Cruz; do prefeito de Brasilândia de Minas e presidente da AMNOR, Marden Junior; e do prefeito de Guarda-Mor e diretor da AMM na Região Noroeste, Edgar José de Lima. O coordenador-geral de Comunicação da AMM, Lu Pereira, mediou o evento.

Os municípios que fazem parte da AMNOR atualmente: Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, João Pinheiro, Lagoa Grande, Natalândia, Paracatu, Pintópolis, Riachinho, Unaí, Uruana de Minas, Urucuia e Vazante.

O evento foi transmitido pelo Youtube e Facebook da Associação Mineira de Municípios (AMM). Clique aqui e assista a live que foi transmitida no Youtube da AMM.


Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação | Diretoria de Comunicação