Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Conselheiros do TCEMG participam de homenagem a João Cândido Portinari, na ALMG

04/12/2024

 O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Durval Ângelo e o conselheiro e ouvidor-geral do TCEMG, Agostinho Patrus, participaram, nessa segunda-feira (2/12), da solenidade de entrega do Título de Cidadão Honorário de Minas Gerais a João Cândido Portinari. A homenagem, realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foi proposta pelo Presidente Tadeu Martins Leite e reconhece a dedicação do filho de Cândido Portinari, um dos maiores artistas brasileiros, à preservação da obra e memória do pintor.

A cerimônia reforçou a importância da arte e da cultura como elementos centrais para a identidade e a história de Minas Gerais e do Brasil. Durante o evento, João Cândido recebeu destaque por sua atuação incansável à frente do Projeto Portinari, que, desde 1979, tem promovido a recuperação e a divulgação das obras do artista. As contribuições de Portinari incluem obras icônicas como os painéis "Guerra" e "Paz", expostos na sede da ONU, e os murais da Igreja de São Francisco, na Pampulha, patrimônio mundial pela UNESCO.

A solenidade contou com discursos marcantes, incluindo o da Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ressaltou a relevância histórica e social da obra de Portinari e o papel de João Cândido na perpetuação desse legado. “ retrato emocionante e engajado do povo brasileiro, eternizado nas obras de Portinari, continua vivo graças ao trabalho incansável de João Cândido”, destacou a Ministra.

Em um dos momentos especiais do evento, houve o lançamento de uma série de selos institucionais dos Correios, que trazem reproduções de obras desaparecidas de Portinari, como "Grupo de mulheres" e "Lampião e Maria Bonita". A obliteração foi realizada por João Cândido, pela ministra Cármen Lúcia e pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite.

Os conselheiros Durval Ângelo e Agostinho Patrus representaram o TCEMG com destaque, reafirmando o compromisso da instituição com a valorização da cultura e da história de Minas Gerais. Para eles, a homenagem a João Cândido Portinari evidencia a relevância da preservação cultural como pilar essencial para o fortalecimento das identidades brasileira e mineira.


Gabinete do Conselheiro Agostinho Patrus