Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Contratação de inovações abre programação do Ada Lovelace 2022

03/10/2022

Tânia Chioato e Pedro Henrique Azevedo debatem na abertura do Ada Lovelace
Contratação de inovações e o papel do controle. Esse foi o tema da palestra de abertura do Dia da Inovação Ada Lovelace de 2022, na segunda-feira (03/10). No formato virtual, ela foi ministrada pela auditora do Tribunal de Contas da União, Tânia Chioato, e mediada pela superintendente de Controle Externo do TCEMG, Pedro Henrique Azevedo.
 
Chioato fez uma breve explicação do conceito de inovação e mostrou as diferenças entre inovar na contratação e contratar inovação. Ela mostrou pontos que reforçam a importância de se inovar na gestão pública, como escassez de recursos, processos que agreguem valor, a era da informação e o desenvolvimento tecnológico. A auditora lembrou que incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável estão entre os objetivos do processo licitatório na atual legislação vigente. 
 
Ela ressaltou que, em diversos países, já é conceito enraizado a importância da atuação dos governos no fomento à inovação, e que essa política pública “ainda engatinha no Brasil”. Entre os impactos da inovação estão o bem-estar social, o crescimento do emprego e renda e a criação de novos produtos e serviços à sociedade. 
 
“O Brasil está em 57º lugar entre 132 países no Global Innovation Index (ranking internacional de países por sua capacidade e sucesso em inovação), sendo 4º na América Latina, atrás de Chile, México e Costa Rica, à frente apenas da África do Sul nos BRICS”, disse, reforçando que as contratações públicas representam entre 12 e 15% do PIB nacional.
 
Legislação
 
Tânia Chioato explicou as mudanças na legislação para a contratação de inovação. Ela mostrou as modalidades de contratação, e explicou instrumentos de inovação como a Encomenda Tecnológica (Etec) e Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI). 
A auditora falou sobre como o controle externo pode auxiliar no processo de inovação, com orientações, auditorias, acompanhamentos e, até mesmo, nas próprias contratações. Ela mostrou o exemplo da Etec do TCU, para buscar uma solução para o crescente déficit de pessoal no órgão. 
 
O superintendente do TCEMG, Pedro Henrique Azevedo, encerrou os debates ressaltando que os tribunais de contas devem buscar aprendizado e conhecimento recorrente, e que contratação de inovações é um tema novo, e cabe aos órgãos de controle olhar para dentro, nas atividades da Casa, e analisar o que pode ser feito para inovar.

Ada Lovelace 
 
Esta é a quarta edição do Dia da Inovação Ada Lovelace no TCEMG, que tem por objetivo incentivar a inovação e o crescimento tecnológico e científico para aperfeiçoar a atuação do Tribunal de Contas e incentivar o desenvolvimento de trabalhos voltados às áreas do Controle Externo.
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação