Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Controlador-geral do Estado visita TCE para conhecer sistemas desenvolvidos pela Corte mineira

12/02/2019

Diretora de Tecnologia da Informação do TCE, Cristiana Siqueira, fala sobre o produto dados abertos (Foto: Luiz Gustavo Ribeiro)

Na tarde de hoje, 12/02/2019, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) recebeu a visita do controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, para conhecer os sistemas desenvolvidos, nos últimos anos, pela Corte de Contas mineira. Rodrigo foi recebido, no Salão Nobre da Presidência, pelo presidente Cláudio Couto Terrão, seu chefe de gabinete, Cristiano Alkmim e a assessora da Presidência, Naila Mourthé. Ainda estavam lá representando o futuro presidente do TCE, o chefe de gabinete, Carlos Alberto Pavan, o assessor do vice-presidente, Marconi Fernandes de Castro, e a servidora Cláudia Mara Emediato.

O controlador-geral do estado foi recebido no Salão Nobre da presidência (Foto: Luiz Gustavo Ribeiro)

A visita se estendeu à Central Suricato de Fiscalização Integrada, Inteligência e Inovação, onde outros servidores da casa aguardavam para apresentação dos sistemas ao controlador-geral. Naila Mourthé falou sobre o programa Na Ponta do Lápis; o diretor-geral do TCEMG, Henrique Kleinsorge, explicou como funciona o Cadastro de Agentes Públicos do Estado e dos Municípios de Minas Gerais, mais conhecido como CAPMG; a diretora do Suricato, Milena de Brito Alves, demonstrou o sistema Banco de Preços e a diretora de Tecnologia da Informação do TCE, Cristiana Siqueira, falou sobre o Portal Dados Abertos do TCEMG, que, segundo o presidente, Cláudio Terrão, é “mais um produto que faz parte de um dos pilares da sua gestão, que é a transparência”.

Sobre o CAPMG, Rodrigo Fontenelle comentou que, com o convênio assinado entre a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Controladoria-Geral da União (CGU), esse banco de dados  “pode favorecer a fiscalização” para detectar o acúmulo ilegal de cargos públicos.

O presidente do TCE explica ao controlador-geral como funciona sistema CAPMG

Quanto ao sistema Banco de Preços, o presidente do TCE relatou ao controlador-geral que esteve no último dia 08/02, no Ministério da Economia, com o assessor especial do Ministro Paulo Guedes, para apresentar a ferramenta e “já criar melhorias no que diz respeito às notas fiscais eletrônicas”.

Por fim, a diretora da área de TI do Tribunal de Contas referindo-se ao Portal Dados Abertos, mencionou que “o TCEMG está muito à frente no que diz respeito à transparência, em comparação com outros órgãos. Além do servidor público, nós damos transparência ao próprio terceirizado. O Tribunal é totalmente aberto com as informações dele e dos 853 municípios que recebe”, concluiu. O controlador-geral parabenizou o presidente pelos produtos apresentados.  

 

Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação