Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Controladores-gerais prestigiam treinamento do TCEMG em Uberaba

27/10/2021

Controladora-geral de Uberaba, Poliana Souza, em discurso de abertura

Os maiores mandatários de Uberaba, no Triângulo Mineiro, enviaram, como  representantes do município, os seus controladores-gerais, durante a abertura do evento Treinamentos de Controle Interno, do Tribunal de Contas do Estado, na manhã de 27 de outubro, no auditório da prefeitura da cidade. A controladora-geral do município, Poliana Helena de Souza, falou pelo poder executivo municipal, enquanto o controlador-geral da Câmara, Marcelo Palis, foi a presença do legislativo. Ambos, ao lado do representante do presidente Mauri Torres, Carlos Pavan, do vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Rui Ramos, e do presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande, Wesley Melo, deram início à ação de capacitação que foi prestigiada por 123 agentes públicos vindos de 30 cidades da região. 

 

 

O chefe de gabinete da presidência do TCEMG, Carlos Alberto Pavan, em seu discurso de abertura, reconheceu na figura do controlador interno um parceiro do Tribunal de Contas. “É com eles que há o diálogo técnico, são eles que zelam pela transparência e eficácia das informações remetidas periodicamente à corte de contas; por isso temos esse olhar especial, de reconhecimento, e por isso o evento é destinado a eles”, afirmou. Pavan também constatou que, mais do que transparência, agora a sociedade exige a eficiência e a eficácia na gestão, exigindo qualidade nos serviços públicos prestados. “Isso tem tudo a ver com o trabalho do controle interno”, disse. 

 

 

Chefe de gabinete da Presidência, Carlos PavanA controladora-geral do município de Uberaba, Poliana Helena de Souza, ao discursar, externou seu sentimento de “imensa honra” pela cidade sediar o treinamento do Tribunal. “É de suma importância para a capacitação dos servidores públicos, para que se faça uma gestão eficiente, e uma prestação de serviço público com excelência para nossos contribuintes”, disse. Poliana acredita que o controle interno, em parceria com o Tribunal de Contas, fortalece e aprimora a gestão pública. “Administrar um ente público é sempre um grande desafio, e este treinamento contribui nessa missão. É muito importante fortalecer o controle interno dos municípios mineiros, principalmente para que ele contribua nas tomadas de decisões mais difíceis”, argumentou. 

 

 

Palestras

 

 

Em seguida, foram apresentados os aplicativos para dispositivos móveis desenvolvidos pelo TCEMG, com a finalidade de viabilizar a participação da sociedade no controle da gestão pública. A professora Fabrícia Oliveira demonstrou o app Na Ponta do Lápis, pelo qual a comunidade escolar pode denunciar as condições da educação pública educação, para que as autoridades tomem conhecimento e providências. 

 

 

O assessor da presidência, Paulo Vicente Guimarães Silva, coordenador dos treinamentos, falou sobre o app Lupa de Minas e da ferramenta Fiscalizando com o TCE, recursos pelos quais o cidadão pode verificar a situação financeira de um município mineiro, por meio de informações exclusivas, coletadas de diversas fontes e armazenadas pelo Tribunal de Contas para exercício da fiscalização.

 

 

As palestras continuaram. O Sistema Informatizado de Contas foi o tema apresentado pela coordenadora do Sicom, Edina Aparecida Saraiva Mota. O Sistema de Informações de Serviços de Engenharia e Obras Públicas (Sisop), foi explicado pelo analista de controle externo Sandro Miguez de Souza. O Cadastro de Agentes Públicos de Minas Gerais (CAPMG), pela coordenadora de Fiscalização Integrada de Atos de Pessoal, Ana Paula Gonçalves de Corrêa Maia. Finalmente, a elaboração do Relatório de Controle Interno para Prestação de Contas Anual foi tratada pelo  coordenador de Análise de Contas dos Governos Municipais, José Clemente Maria Ferreira Santos. 

 

 

A série de treinamentos faz parte do projeto Fortalecimento do Controle no Apoio à Gestão Pública, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, com recursos de emenda parlamentar do deputado Fábio Ramalho. O objetivo é fortalecer o controle interno dos municípios mineiros, como instrumento de eficácia e eficiência da gestão pública e combate à corrupção. 

 

 

João Cerqueira / Coordenadoria de Jornalismo e Redação