Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Controle das finanças e gestão ambiental encerram seminário na Dom Helder

10/11/2022

Representante do TCE falou para alunos de Direito da Dom Helder - Fotos: Felipe Jácome
O encerramento do I Seminário" Controle Externo das Contas" na manhã desta quinta-feira (10), organizado pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) em conjunto com a Escola Superior Dom Helder, contou com a participação do advogado e assessor do conselheiro José Alves Viana, Paulo Henrique Figueiredo e do coordenador de auditoria operacional do TCE, Ryan Brwnner. 

Paulo Henrique participou do Painel 4, com o tema “O Controle das Finanças Públicas”. Ao se dirigir para uma plateia de estudantes de direito, ele destacou a importância da administração tributária dos municípios mineiros e explicou o papel de atuação do Tribunal de Contas no mapeamento do comportamento da arrecadação de suas receitas. 

“O Tribunal de Contas tem como objetivo fomentar o desenvolvimento dos municípios e, neste caso em especifico que apresentei, a melhoria da arrecadação. A iniciativa deste seminário foi muito importante porque os alunos acabam não tendo a oportunidade de vivenciar casos específicos do direito financeiro e tributário, e com as nossas apresentações, eles passam a ter essa oportunidade”, reconheceu. 
 

Ao apresentar os métodos de auditorias ambientais executadas pelo TCEMG ao longo dos últimos anos, Ryan Brwnner citou exemplos de atuação em áreas como o saneamento básico, mineração, recursos hídricos e várias outras frentes.
 
“Um dos pontos cruciais da auditoria operacional é a realização do controle social exercido por meio da população, da sociedade, inclusive destes alunos que serão futuros operadores do direito. Esta apresentação é para que eles conheçam, de fato, o que o Tribunal de Contas faz”, concluiu. 
 

Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação