Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Coordenadora da Corregedoria ministra palestra na AGE

09/11/2016

A coordenadora foi convidada para ministrar a palestra pelos procuradores Fábio Diniz  e Alberto Guimarães (Foto: Thiago Rios)

A coordenadora da Secretaria da Corregedoria do Tribunal de Contas do Estado de Minas (TCEMG), Roberta Moraes Raso, ministrou na manhã de hoje, 09/11/16, no auditório da Advocacia Geral do Estado (AGE), a palestra Escuta Ativa – Ouvir mais para compreender e comunicar melhor. A palestra faz parte da parceria firmada entre o TCEMG e a AGE para disseminar valores éticos na comunicação. Roberta foi convidada para proferir a palestra pelo diretor do Centro de Estudos Celso Barbi Filho, Alberto Guimarães Andrade.

A coordenadora falou para procuradores, servidores da AGE e de outros órgãos sobre os conceitos da Escuta Ativa e os benefícios que ela pode gerar nas relações. Segundo ela, por meio da “escuta verdadeira é possível compreender e interpretar os pensamentos, sentimentos e necessidades que estão por trás das palavras e expressões corporais e faciais interlocutor”. Para a coordenadora, a Escuta Ativa “ajuda a se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho, social e familiar, auxilia na resolução de conflitos, melhora a compreensão e interpretação do que o interlocutor está dizendo e gera confiança, segurança e proximidade entre as pessoas”. Roberta ressaltou que para “promover a Escuta Ativa é importante observar valores éticos como: - humildade; empatia; tolerância; paciência e generosidade”, amplamente disseminados pelo Código de Ética do Tribunal de Contas.

Em seguida, o procurador do Estado, Fábio Diniz Lopes, deu exemplos sobre como uma Escuta Ativa pode ajudar nas relações interpessoais em diversos campos.


O procurador Fábio Diniz Lopes (Foto: Thiago Rios Gomes)


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação